Foto – Governo do Tocantins/Divulgação
Lucas Eurilio
O Tocantins segue com alerta laranja de perigo para temporais nesta quinta-feira, 30. O aviso foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) às 11h de hoje e termina na sexta-feira, 31, às 11h.
Conforme o panorama do INMET, todas as regiões do Estado devem ficar em alerta, já que as enchentes tem causado muitos problemas, desabrigado Povos Indígenas e moradores de vários municípios.
A Gazeta do Cerrado conversou com o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil do Estado, nesta quinta-feira. Segundo os dados atualizados, o número de afetados passou de 147 para 230.
“Temos o seguinte prognóstico – 30 desabrigados; 62 desalojados e um total de 111 retirados ou resgatados de áreas de risco, 65 pessoas foram afetadas, mas não precisaram de abrigo, alojamento ou resgaste”, afirmou à nossa equipe.
O diretor-executivo explicou ainda que equipes estão com atenção especial para o Bico do Papagaio.
“Estamos com equipes prontas para atuar em especial na região do Bico do Papagaio. Tínhamos equipes ontem atuando em Paranã, porém não há mais a necessidade de permanecerem lá e a Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação, assim como em Miracema do Tocantins. No Bico estamos com uma atenção um pouco maior, porque lá precisamos ter um pouco mais de cuidado, mas dentro do esperado, dentro do que a situação tem mostrado”, disse.
Leia mais sobre o assunto
Tempestades continuam e Palmas pode ter Réveillon debaixo de chuva
Enchentes no TO: Paredes de casa caem e família consegue se salvar em Paranã
Desabrigados pela chuva: Instituto lança campanha de doação para ajudar Povos Indígenas do TO