Do total de 1.585 candidatos eleitos no estado nas Eleições Municipais de 2020, 34 jovens tocantinenses assumem, em primeiro de janeiro, uma vaga nos poderes Executivo ou Legislativo – o que representa 2,14% dos eleitos no Tocantins. Deste total, são 33 vereadores e um vice-prefeito.

Em relação às Eleições Municipais de 2016, o número de jovens vereadores eleitos cresceu 25,9% no estado, passando de 27 cadeiras em 2016 para 34 em 2020. Incentivar a participação política desta faixa etária é o principal objetivo do projeto permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins “Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”. O programa visa despertar a consciência cívica dos estudantes, de modo a preparar o jovem para atuar ativamente do processo eleitoral.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é jovem todo aquele com idade entre 15 e 24 anos. No Tocantins, 33 jovens foram escolhidos pelo voto popular para representar o município em que vivem nas câmaras de vereadores. Deste total, 31 vagas vão ser preenchidas por candidatos do sexo masculino e duas do sexo feminino; apenas cinco dos eleitos se declararam negros.

Dentre os jovens eleitos ao cargo de vereador, a grande maioria afirmou ter ensino médio completo. Dois têm ensino superior completo e outros três estão cursando uma faculdade. Apenas um disse ter ensino médio incompleto e um outro afirmou ainda não ter finalizado o ensino fundamental. Outra curiosidade é que dentre estes jovens, apenas um declarou ser casado.

Vice-prefeito

No Poder Executivo não houve em 2020 prefeitos eleitos com até 24 anos no Tocantins – o mais novo tem 26 anos. Contudo, no município de Sampaio, o jovem Victor Furlan, de 21 anos, foi eleito vice-prefeito da cidade.

Brasil

Em todo o país, conforme dados do 1º turno das eleições 2020, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, 1.224 jovens foram eleitos (18 a 24 anos). Deste total, 1.178 para o cargo de vereador, 23 prefeitos e 22 vice-prefeitos.