Dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostram que o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, voltou a ter crescimento no número de passageiros. De janeiro até o fim de junho, mais de 325 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal da capital. O resultado é 6% maior que o do mesmo período de 2017.
Desde o inicio do ano, o aeroporto recebeu 6,3 mil aeronaves, entre pousos e decolagens, contra 5,9 mil do ano anterior. Os números foram influenciados pelo começo da operação de um novo horário de voo entre Palmas e Brasília (DF) pela Latam. A mudança foi em março.
O Terminal de Cargas também apresentou melhora, movimentando mais de 1,2 milhões de quilos de produtos contra 1 milhão em 2017. Este setor do aeroporto está em processo de concessão e deve ficar sob o controle da iniciativa privada por pelo menos 10 anos. Ainda não há data para o vencedor ser anunciado.
A última reforma no aeroporto foi em 2017, quando foram feitas melhorias na pista e na sinalização, além de um sistema que ajuda a reutilizar a água. Há um processo em andamento para aumentar o espaço da sala de embarque, mas os prazos ainda não foram divulgados pela Infraero.
Atualmente, o Aeroporto de Palmas é atendido pelas quatro maiores companhias aéreas brasileiras que ligam a cidade a São Paulo, Brasília, Goiânia, Campinas, Rio de Janeiro, Araguaína, Guarulhos e Ribeirão Preto. Aos sábados, há ainda um voo para Curitiba.
Fonte: G1 Tocantins