Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

CERRADO EM CHAMAS

 

 

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o Tocantins é o quarto estado do Brasil com mais queimadas. São 5.751 focos de incêndio, ficando atrás apenas dos estados do Amazonas (AM) com 7.003, do Pará, com 9.487, do Mato Grosso (MT), com 13.682 focos.

Focos de incêndios tem sido registrados em várias regiões do Tocantins causando preocupação na população e em órgãos ambientais.

Em comparação com 2018, estado teve um crescimento de 38% nas queimadas, segundo o Inpe.

Tradicionalmente, o Tocantins registra entre agosto e outubro a maior concentração de casos. No ano passado, o Estado fechou 2018 com mais de oito mil casos de incêndio, o menor desde 2009.

O Governo do Tocantins decretou risco de desastre ambiental em 11 cidades do Estado que são: Arraias, Formoso do Araguaia, Goiatins, Lagoa da Confusão, Lizarda, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono.

Ainda segundo dados do Inpe, os estados com menos focos de incêndio são Sergipe (SE) com 62; Distrito Federal (DF), com 55; Rio Grande do Norte (RN), com 51 e Amapá (AP), com 17.

Confira o gráfico do Inpe com os dados de todos o Brasil: