O governador Marcelo Miranda aparece bem colocado na Pesquisa do Ibope realizada e divulgada neste sábado, 5, pela Acipa de Palmas.

Na modalidade espontânea, Marcelo Miranda, que não anunciou oficialmente mas deve buscar reeleição, aparece em segundo lugar.

Gov Marcelo Miranda em assinatura de acordo Inst

Os eleitores quando questionados sobre intenção espontânea para Governador sem indicação de nomes, o resultado é o seguinte:

Amastha 9%
Marcelo Miranda 6%
Katia Abreu 5%
Vicentinho Alves 2%
Mauro Carlesse 1%
Ronaldo Dimas 1%
Outros com menos de 1%, 2%
Branco ou nulo 18%
Não sabem ou referem não opinar 56%

No segundo cenário testado, no qual a senadora Kátia Abreu é substituída pelo atual governador de Tocantins Marcelo Miranda (PMDB), Carlos Amastha assume a liderança com 26% das intenções de voto. Em segundo lugar aparecem empatados tecnicamente Vicentinho Alves com 17% e o governador Marcelo Miranda, apesar não ter manifestado se tentará reeleição, aparece com 15% das menções.

Pergunta: E se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? Acompanhe os números em percentuais:

Amastha: 26%
Vicentinho Alves: 17%
Marcelo Miranda: 15%
Ataídes Oliveira: 6%
Mauro Carlesse: 6%
Branco / Nulo: 20%
Não sabe / não respondeu: 10%

Para o Senado o atual governador também foi citado. Ele aparece em quarto lugar no mais cotado, segundo os números.

Irajá Abreu (PSD) e Vicentinho Alves (PR) têm 18% das menções cada, Siqueira Campos (atualmente sem partido) aparece com 17%, Marcelo Miranda (PMDB) e Moisés Avelino (PMDB) com 16% cada, Eduardo Gomes (SD) é citado por 14%, Cesar Halum (PRB) por 13%, seguidos por Ataíde Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS), ambos apresentando 9% das citações.

Na modalidade espontânea Miranda aparece em 4º lugar das citações.

Neste outro cenário, é abordado a intenção de voto espontânea para Senador (somando-se as duas menções):

Vicentinho Alves 6%
Siqueira Campos 5%
Irajá Abreu 4%
Marcelo Miranda 4%
Amastha 3%
Katia Abreu 3%
Ataídes Oliveira 2%
Cesar Halum 2%
Eduardo Gomes 2%
Mauro Carlesse 2%
Moisés Avelino 1%
Gaguim 1%
Outros com menos de 1%, 4%
Branco ou nulo 16%
Não sabem ou preferem não opinar 60%

MÉTODO

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de julho de 2017. Com uma amostra de 812 eleitores tocantinenses. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.