Cinema tocantinense segue rompendo barreiras, fronteiras e fazendo história; filme já está confirmado na programação de festivais na Itália, EUA e Marrocos
O filme tocantinense “O Barulho da Noite” venceu nesta terça-feira, 29, o prêmio de Melhor Filme 2024 e Melhor Longa-Metragem Ficção do 24º Festival Internacional de Cine de Santa Cruz (Fenavid), na Bolívia. O evento, realizado desde 2001 em Santa Cruz de la Sierra – maior e mais populosa cidade boliviana -, é considerado o principal festival do país e um dos mais importantes festivais de cinema da américa latina na atualidade.
A roteirista e diretora do filme, Eva Pereira, comemorou a segunda participação e conquista em um festival internacional de cinema. A primeira aconteceu em setembro, no 28º Infinitto Brazilian Film Festival, em Miami (EUA).
“Estamos há tanto tempo rompendo barreiras, agora também estamos rompendo fronteiras e levando o trabalho que não é só meu, é de uma equipe, mas que reflete a qualidade do cinema tocantinense”, comemorou.
“O Barulho da Noite” é um drama ficcional ambientado na zona rural do Tocantins que tematiza, de forma profunda e complexa, a violência contra a mulher e o abuso sexual infantil. O filme é protagonizado por Emanuelle Araújo e Marcos Palmeira e estrelado pelas atrizes Alícia Santana, Anna Alice e Mercês Campelo; e pelos atores Wertemberg Nunes, Patrick Sampaio e Tônico Pereira.
O filme concorreu com mais oito obras internacionais na Mostra Competitiva de Longas-Metragens Ficção do Fenavid: “Pies en la Arena”, de Gustavo Ramos (Puerto Rico); “Vrutos”, de Miguel Bou (Argentina); “Las Preñadas”, de Pedro Wallace (Argentina); “Una Sola Primavera”, de Joaquín Pedretti (Argentina-Uruguaí); “Campeonex”, de Javier Fesser (Espanha); “Dióba”, de Adriana Rojas (Colômbia); “El Huatrila”, de Roberto Flores (Peru); e “Yana-Wara”, de Tito Catacora (Peru).
Agenda internacional
Neste mês de novembro, “O Barulho da Noite” faz parte da programação de festivais de cinema na Itália, Estados Unidos e Marrocos. No dia 1º de novembro, será exibido às 15 horas, na 11ª edição do Agenda Brasil – Festival Internacional de Cinema Brasileiro, que acontece em Milão, no Anteo Palazzo del Cinema.
O filme também será exibido no 17º Festival de Filme Brasileiro de Los Angeles (LABRFF), que acontece em Los Angeles, EUA, de 3 a 7 de novembro; e no 29º Festival Internacional de Cinema de Autor, que será realizado em Rabat, Marrocos, de 8 a 16.
Produção
Realizado com investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), por meio do Prodecine, o longa-metragem ficção “O Barulho da Noite”, de Eva Pereira, é produzido pela MZN Filmes e co-produzido pela Cunhã Porã Filmes, Bananeira Filmes e Canal Brasil; e conta com patrocínio do Grupo Energisa e do Grupo Cristália.
Fotos: Divulgação