Encaixar os exercícios na rotina é essencial para manter-se firme à dieta e criar hábitos saudáveis. Mas será que o horário que você pratica atividades físicas influencia na perda de peso? É o que diz um estudo, publicado no periódico científico The International Journal of Obesity, em julho. De acordo com as descobertas, as pessoas que se movem pela manhã tendem a emagrecer mais.
O estudo vem de uma série de pesquisas anteriores, que tentavam descobrir por quê, além da genética, algumas pessoas tendem a perder mais peso do que as outras, seguindo uma rotina similar e dieta. Dessa forma, baseados na cronobiologia, ciência que estuda os fenômentos biológicos que acontecem em uma determinada periodicidade, os pesquisadores liderados por Erik Willis, analista de dados do Centro de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças da Universidade da Carolina do Norte, os pesquisadores revisaram todos os artigos anteriores, desta vez, observando o horário em que as pessoas vão à academia.
Nas avaliações, os indivíduos podiam exercitar-se às 7 horas da manhã ou às 7 horas da noite. Dados como ingestão de calorias e hábitos de movimentação diária, também foram considerados durante os 10 meses de investigação. O histórico de peso das pessoas também foi mensurado.
Apesar de já terem observado as relações entre dieta, exercício e calorias gastas anteriormente, os cientistas ainda não haviam encontrado nenhuma prova irrefutável sobre o horário de costume para a prática. Dessa forma, um novo padrão iluminou a descoberta de que as pessoas que exercitavam-se pela manhã perdiam mais peso, quando comparadas às que iam à academia depois das três da tarde.
Além disso, os pesquisadores observaram que as pessoas que praticavam atividades de manhã tendiam a ser mais ativas durante o dia e a ingerir cerca de 100 calorias a menos do que pessoas que tinha o hábito de suar ao entardecer. Ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar, de fato, a influência do horário de se exercitar na perda de peso, mas de acordo com Willis, a hora mais ativa do dia cumpre um papel importante. Todavia, ainda houve perda de peso entre os indivíduos que moviam-se de noite. Por isso, os cientistas pontuam que não se deve pensar na ginástica priorizando o relógio. “Qualquer exercício, a qualquer hora do dia, será melhor do que nenhum”, diz o artigo final.
fonte: Site Casa & Jardim