Maju Cotrim

2022 chegou com uma notícia logo no primeiro dia do ano para os milhares de romeiros que vão anualmente para o Santuário do Bonfim: a tão sonhada Casa de Apoio já tem os recursos para sair do papel.

Ainda no último dia de 2021 o senador Eduardo Gomes em parceria com o deputado federal que representa a cidade, Vicentinho Júnior conseguiram liberar quase R$ 4,8 milhões para a construção da obra.

Veja o empenho:

EMPENHO MIN. DA CIDADANIA – NATIVIDADE

O Bonfim é o santuário que recebe anualmente milhares de Romeiros e a maior festa religiosa do Estado.

A emenda foi liberada pelo Ministério da Cidadania. A cúpula da igreja na cidade bem como os devotos do santo comemoram os recursos para a obra. Romeiros vão todos os anos de vários lugares do Tocantins e do Brasil numa demonstração de fé e falta um local de acolhimento para estas pessoas.

A obra foi um pedido da própria Igreja Católica com articulação de Vicentinho que também é devoto há mais de 20 anos.

Dona Alice Ramos, 67 anos é romeira há 30 anos e disse á Gazeta que a hospedaria vai dar o suporte necessário que os romeiros precisam quando chegam de longas caminhadas de fe até o santuário. “A gente que acompanha há muitos anos os festejos sabe a importância de uma obra dessa” comentou.

Sr Justino também acompanha anualmente os festejos sem falhar nenhum ano e sempre chega a hospedar romeiros por falta de um local. “A gente fica feliz de saber que vai ter agora este lugar para receber os peregrinos”, comentou.

Segundo a diocese de Porto divulgou sobre a busca pela obra, “Reconhecidamente, esta obras poderá contribuir com os peregrinos do Bonfim que poderão dispor de uma Hospedaria capaz de oferecer maior conforto e segurança a todos, tanto durante a Romaria anual quanto nos demais momentos de devota peregrinação”.

O pagador de promessas

Ano passado durante visita á igreja o senador Eduardo Gomes e Vicentinho reafirmaram em público o compromisso de destinarem o dinheiro para a obra.

Dia 13 de agosto Gomes e Vicentinho selaram o compromisso diante dos fiéis e de Deus para a construção da tão sonhada hospedaria e a reforma do santuário. O mesmo santuário que todos os anos políticos de várias correntes vão visitar, tiram fotos e alguns até posam de romeiros. O mesmo que já teve várias promessas (e não tô falando da dos romeiros) não cumpridas.

“A hospedaria vai ajudar muito os romeiros que vem na romaria e fora da romaria Nosso Santuário está ganhando o mundo mas temos que trabalhar a estrutura para que os romeiros sejam melhor recebidos”, comemorou o padre Leomar.

Não é missão política”

“Isso não é uma missão política e sim Cidadã. Faço isso com uma profissão de fé de quem já viveu momentos que infelizmente houve compromisso político sem a concretude e isso não vai acontecer ”, foi o que prometeu Gomes diante da igreja e dos fiéis. A promessa foi cumprida.

Em Brasília

Dom Romualdo, bispo da Diocese, de Porto Nacional e o pároco do Santuário do Bonfim, padre Leomar da Silva chegaram a ir em Brasília reforçar a demanda e agradeceram o empenho dos parlamentares em preservar as tradições e o respeito à fé dos tocantinenses.

Defensor da obra desde o início, Vicentinho Júnior explicou que “os devotos caminham por longos dias até o santuário e neste período ficam acampados de forma precária. Este investimento busca dar a oportunidade para que os romeiros consigam descansar antes de participarem das festividades”, disse.