Maria José Cotrim
A eleição para comando da Assembleia Legislativa acontece nesta sexta-feira, 1, após a cerimônia de posse. O clima durante toda esta sexta foi dividido: no início do dia apreensão e curiosidade por parte de maioria dos parlamentares para saber sobre a Operação de busca e apreensão que ocorreu na Casa de Leis. Os deputados mandavam mensagens uns para os outros, mandavam mensagens querendo saber quais seriam os alvos.
A Operação na véspera da eleição levantou hipóteses diferentes e até intrigantes. Alguns deputados chegaram a indagar se a Operação poderia de alguma maneira afetar a eleição já que o gabinete de Toinho Andrade foi alvo, porém, a Polícia informou que o parlamentar não é alvo das suspeitas.
Passado o susto, os deputados falaram entre si à tarde e afirmam que o grupo de Toinho segue unido para elege ló amanhã. A Chapa estaria definida, conforme informamos ontem porém pode haver ajustes.
Por outro lado, a deputada Luana Ribeiro que tenta reeleição, mesmo após reunião que teve 21 deputados com Toinho tem afirmado que ainda mantém o nome na disputa.
Uma movimentação no gabinete dela hoje à tarde fez com que deputados achassem que ela teria desistido mas apuramos que na verdade é uma movimentação normal na véspera de eleição já que o presidente tem direito a um gabinete normal além da presidência.
A chapa ficou fechada da seguinte maneira, Presidência Toinho Andrade ( PHS), 1° vice, Amélio Cayres (SD), 2° Wanda Monteiro,Jorge Frederico, Elenil da Penha, Cleiton Cardoso e Amalia Santana, são os 1º,2º,3º e 4º secretários.
Estão com Toinho os deputados: Olintho Neto, Valdemar Júnior, Issam Saado, Vanda Monteiro, Ivory de Lira, Elenil da Penha, Cláudia LELIS, Eduardo do Dertins, Valderez Castelo Branco, Vilmar Oliveira, Amélio Cayres, José Roberto Forzani, JAIR Farias, Fabion Gomes, Cleiton Cardoso, Ricardo Ayres, Nilton Franco, Jorge Frederico, Léo Barbosa, Eduardo Siqueira.
Toinho afirmou à Gazeta que vem trabalhando há cerca de dois meses e dialogando com os deputados para montar a chapa.
A Gazeta acompanhará todos os detalhes da posse e dos bastidores.