Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, Rondinelly da Silva e Souza (Foto: Divulgação/Cosems)

Maju Cotrim

O Tocantins recebeu até agora 715.400 mil doses de vacinas contra Covid-19e aplicou 499.231 mil.

Até agora foram distribuídas 668.596 mil doses.

Mas e o que pensam os secretários de saúde que são os responsáveis por gerenciar a vacinação? A Gazeta conversou com o presidente do conselho de secretários municipais do Tocantins, Rondinelly da Silva e Souza sobre o assunto.

O governo fez um apelo para que os municípios busquem as doses das vacinas. Por outro lado, a ATM em nota não gostou da cobrança e pediu apoio na logística.

O fato é que o Tocantins tem mais de 200 mil vacinas sem aplicar e que já foram distribuídas. Por outro lado o apelo da população que quer se vacinar logo.

Leia a entrevista:

Gazeta – Como o conselho avalia a questão da logística das vacinas para chegar aos municípios?

Rondinelly – Precisamos ampliar a logística. Atualmente temos somente dois pontos de distribuição, Palmas e Araguaína. Em alguns Estados essa logística está chegando até os municípios. Acredito que isso auxiliaria muitas Secretarias Municipais de Saúde neste ponto. Em alguns locais, por exemplo, há poucos veículos para atender as demandas das pastas no município inclusive na busca ativa das pessoas a serem vacinadas. A SES precisa favorecer a descentralização nos territórios e em tempo menor, e não um único dia na semana.

Gazeta – Na opinião do conselho, o que falta para agilizar a vacinação no Tocantins?

Rondinelly – É preciso alinhar ainda mais a comunicação entre Estado e Municípios. Não é o momento de encontrarmos culpados, mas de buscar soluções para que saíamos dessa posição que nos encontramos atualmente. As doses virem em maiores quantidades, veem muito fracionadas para os grupos prioritários!

Gazeta – O Estado apoia os municípios na logística e orienta sobre as dúvidas?

Rondinelly – O Estado tem se esforçado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para dar o suporte necessário aos nossos municípios. Entretanto alguns pontos ainda precisam ser melhor alinhados, debatidos e orientados. Estamos buscando diariamente tudo isso e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde está aqui, à disposição, para contribuir no que estiver ao nosso alcance.

Gazeta – Quais as maiores dificuldades hoje dos municípios para conseguirem vacinar?

Rondinelly – Elas variam de município para município. Há, por exemplo, muitos municípios que possuem diversos assentamentos e comunidades nas zonas rurais. Logo também há dificuldade no acesso, isto é, problemas logísticos. Outros necessitam de mais doses para continuar seus Planos de Vacinação, mas dependemos da distribuição via Ministério da Saúde. Também existem as inúmeras Fake News, que só atrapalham o processo de imunização, principalmente na segunda dose. Os fatores são diversos, mas tenho certeza de que todos os Secretários e Secretárias estão fazendo o seu melhor dentro das suas limitações para imunizar a maior quantidade de tocantinenses.

Acompanhe diariamente tudo sobre a vacinação no Tocantins.