Saiba como acomodar os resíduos descartados

Equipe Gazeta do Cerrado

Os cuidados com lixo devem ser redobrados durante esta época de pandemia de Coronavírus no mundo. Materiais como luvas, máscaras, lenços de papel, papel higiênico e similares, deve ter uma atenção especial ao ser acomodado para recolhimento feito por trabalhadores que colocam sua saúde em risco para manter a limpeza na cidade.
A Prefeitura de Palmas encaminhou um material nesta quinta-feira, 2,  explicando quais os cuidados devem ser tomados.

Veja abaixo

A Prefeitura de Palmas informa que o serviço de coleta de lixo é operado pela empresa MB Limpeza Urbana e segue com o cronograma regular para garantir que a Capital mantenha níveis adequados de higiene neste período da pandemia do coronavírus (Covid-19).
O cronograma pode ser conferido clicando aqui.

Recomendações

Secretaria de Saúde (Semus) recomenda a população atenção especial para acomodação do lixo, principalmente no que diz respeito ao descartar materiais com potencial para contaminação, a exemplo de luvas, máscaras, lenços de papel, papel higiênico e similares.

Uma forma de depositar estes resíduos de forma mais segura e colaborar para que os trabalhadores da limpeza da cidade tenham mais segurança é acondicionar o material em um saco de lixo, fechá-lo e depois depositar em um segundo saco, que deverá ser também fechado, assim diminuindo a possibilidade de contato.

Mais proteção

Ainda para proteção dos trabalhadores da limpeza é recomendado que ao descartar materiais que possam ser cortantes ou perfurantes, as pessoas tentem acondicioná-los em um recipiente que impeça contato com o gari, assim minimizando os riscos de acidentes. Uma boa forma é colocá-los em uma embalagem plástica vazia, como embalagens pets, mantendo-as tampadas e só então descartar tudo para a coleta.

Entretanto, os funcionários da empresa responsável pela coleta de lixo redrobraram os cuidados que já eram feitos normalmente pelo tipo de prestação de serviço. Dessa forma, cada motorista é responsável por pegar diariamente álcool para a equipe e fazer a higienização interna dos veículos.

Além disso, foi acoplado aos caminhões um carote com água e sabão para que a lavagem das mãos fossem mais frequentes. Alguns servidores que moram na rota do trecho de sua determinada coleta também não precisam ir até a empresa, estes são pegos em casa para evitar o uso de transporte coletivo e aglomerações.

A empresa retirou ainda a obrigatoriedade do ponto eletrônico para que evitasse qualquer contaminação por meio das digitais. Além do afastamento temporário dos servidores no grupo de risco.

Lixo Hospitalar

Com relação a coleta de lixo hospitalar, o serviço tem sido realizado diariamente em todas as Unidades de Saúde do Município. Os materiais descartados são colocados devidamente no tambor com tampa e após a coleta são incinerados.

Vale ressaltar que os moradores são responsáveis pelo descarte correto dos seus resíduos e, conforme os Art. 9 e Art. 15 do Código de Posturas Municipal, depositar ou descarregar qualquer espécie de lixo em locais inadequados, inclusive em calçadas e jardins públicos, é infração, sujeita a multa de até R$ 2.000,00.

Entretanto a aplicação das penalidades depende do flagrante, por isso é necessário que os moradores fiquem atentos e colaborem denunciando, para que o poder público possa cumprir seu papel. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800-64-64-156 ou e-mail [email protected].

#SóNaGazeta
#ColetaDeLixo
#Palmas
#Coronavírus