Saiba como acomodar os resíduos descartados
Equipe Gazeta do Cerrado
Veja abaixo
Recomendações
Uma forma de depositar estes resíduos de forma mais segura e colaborar para que os trabalhadores da limpeza da cidade tenham mais segurança é acondicionar o material em um saco de lixo, fechá-lo e depois depositar em um segundo saco, que deverá ser também fechado, assim diminuindo a possibilidade de contato.
Mais proteção
Ainda para proteção dos trabalhadores da limpeza é recomendado que ao descartar materiais que possam ser cortantes ou perfurantes, as pessoas tentem acondicioná-los em um recipiente que impeça contato com o gari, assim minimizando os riscos de acidentes. Uma boa forma é colocá-los em uma embalagem plástica vazia, como embalagens pets, mantendo-as tampadas e só então descartar tudo para a coleta.
Entretanto, os funcionários da empresa responsável pela coleta de lixo redrobraram os cuidados que já eram feitos normalmente pelo tipo de prestação de serviço. Dessa forma, cada motorista é responsável por pegar diariamente álcool para a equipe e fazer a higienização interna dos veículos.
Além disso, foi acoplado aos caminhões um carote com água e sabão para que a lavagem das mãos fossem mais frequentes. Alguns servidores que moram na rota do trecho de sua determinada coleta também não precisam ir até a empresa, estes são pegos em casa para evitar o uso de transporte coletivo e aglomerações.
A empresa retirou ainda a obrigatoriedade do ponto eletrônico para que evitasse qualquer contaminação por meio das digitais. Além do afastamento temporário dos servidores no grupo de risco.
Lixo Hospitalar
Com relação a coleta de lixo hospitalar, o serviço tem sido realizado diariamente em todas as Unidades de Saúde do Município. Os materiais descartados são colocados devidamente no tambor com tampa e após a coleta são incinerados.
Vale ressaltar que os moradores são responsáveis pelo descarte correto dos seus resíduos e, conforme os Art. 9 e Art. 15 do Código de Posturas Municipal, depositar ou descarregar qualquer espécie de lixo em locais inadequados, inclusive em calçadas e jardins públicos, é infração, sujeita a multa de até R$ 2.000,00.
Entretanto a aplicação das penalidades depende do flagrante, por isso é necessário que os moradores fiquem atentos e colaborem denunciando, para que o poder público possa cumprir seu papel. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800-64-64-156 ou e-mail [email protected].
#ColetaDeLixo
#Palmas
#Coronavírus