A solenidade de posse do presidente Gedeon Pitaluga e da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins que aconteceu na noite desta quarta-feira, 30, demonstrou todo o prestigio e a credibilidade da instituição tocantinense num evento que reuniu o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, o vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, o presidente do FIDA, Felipe Sarmento, o procurador-geral de prerrogativas, Alex Sarkis, o Governador Wanderlei Barbosa, a corregedora-geral de Justiça, Etelvina Sampaio, o presidente do TRE e vice-presidente Associação Nacional de Magistrados Estaduais (Anamages), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Napoleão de Souza Luz Sobrinho, o procurador-geral de Justiça, Luciano César Casaroti, a defensora pública geral, Estelamaris Postal, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a senadora Kátia Abreu, a deputada federal Dorinha Seabra, a presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari, e outras autoridades institucionais como o presidente da FIETO, Roberto Pires, o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, e o diretor-superintendente do Sebrae, Moisés Pinto Gomes.
A noite de gala para a advocacia tocantinense coroou a continuidade de uma gestão que mudou a cara da OAB. Colocou a advocacia em primeiro, segundo e terceiro lugares priorizando a valorização e as prerrogativas da classe.
Durante seu discurso, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, fez questão de destacar a longa caminhada ao lado de Gedeon Pitaluga em defesa da advocacia.
“É uma enorme felicidade estar aqui no Tocantins nesta noite de festa para celebrar a posse deste grande advogado e amigo, Gedeon Pitaluga. Nossa história começa 10 anos atrás no Conselho Federal da OAB. Como é bom ver que hoje ele realiza pela segunda vez o seu sonho de presidente a Seccional Tocantins, certamente a advocacia acertou em conduzi-lo ao cargo pela segunda vez. Vamos trabalhar juntos para fazer muito mais neste triênio pela valorização da classe”, ressaltou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.
Emocionado, o presidente reeleito da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, falou da luta pela valorização da advocacia no Estado e a credibilidade alcançada pela Ordem pela gestão.
“Há três anos estive aqui nessa tribuna sagrada para a advocacia e me recordo que iniciei o meu discurso fazendo uma aliança de confiança com a classe, anunciando o programa Anuidade Zero, o congelamento do valor das anuidades, uma gestão administrativamente austera, a qualificação do ensino jurídico, o fortalecimento da advocacia feminina, a abertura do Palácio da Cidadania para a advocacia. A OAB/TO voltaria a ser da advocacia. Prometi que a gestão entraria para a historia por sua luta em defesa das prerrogativas. Finalizava afirmando que a OAB/TO faria uma atuação destemida, abnegada e independente e disse: Sou parcial, tenho lado, e o meu lado é a advocacia. Hoje estou aqui prestando contas do que a Ordem fez em três anos, prestando contas não só para a advocacia, poderes, instituições e para a sociedade, mas para a história. Absolutamente, cumprimos nosso desiderato”, disse Gedeon Pitaluga.
O presidente do FIDA, Felipe Sarmento, mencionou a unidade entre a OAB nacional e do Tocantins para trabalharem pela classe. “A advocacia tocantinense acertou em reeleger Gedeon Pitaluga para liderar a instituição por mais três anos. Ele aqui no Tocantins e o presidente Beto Simoneti na nacional irão realizar um belo trabalho de fortalecimento de toda a advocacia. Estou muito feliz em poder celebrar esta noite de festa aqui no Tocantins”, disse Sarmento.
Em sua fala, o governador Wanderlei Barbosa citou a importância da atuação da advocacia para a sociedade e parabenizou Gedeon Pitaluga pelo trabalho desenvolvido. “A OAB é sem dúvida uma instituição de enorme credibilidade. Eu também tenho a honra de ter um filho advogado e uma das grandes felicidades da minha vida foi vê-lo aqui pegando sua carteira da Ordem. Parabenizo o doutor Gedeon Pitaluga pela posse e continuidade desta gestão”, disse o governador Wanderlei Barbosa.
Prerrogativas
O procurador-geral de prerrogativas da OAB Nacional, Alex Sarkis, esteve presente para prestigiar o evento. O dirigente fez questão de destacar a atuação da OAB/TO em defesa da advocacia e reforçou a parceria entre OAB e Seccionais na defesa das prerrogativas da classe.
Presidentes de outras seccionais
Também participaram da cerimônia os presidentes das Seccionais de Sergipe, Daniel Alves Costa, de Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, de Rondônia, Marcio Nelio Nogueira, e do Distrito Federal, Délio Fortes Lins S. Júnior.
Conselheiros Federais
Presentes no evento os conselheiros federais da OAB/TO, Ana Laura Coutinho, Huascar Matheus, e José Pinto Quesado também estiveram presentes durante a posse que marcou a força institucional da Ordem no Estado.