OAB – TO – Foto – Divulgação

A OAB Tocantins encaminhou uma nota nesta sexta-feira, 2, onde repudia falas desrespeitosas contra um advogado numa audiência pública, em Gurupi, região sul do Tocantins.

Conforme a OAB, advogados que estavam presentes na hora do incidente, decidiram deixar o plenário ainda durante a audiência após falas do secretário municipal de Planejamento e Finanças, Salustriano Lucas Marquez Lemes.

A entidade afirmou ainda que vai tomar as medidas judiciais contra o secretário.

Nossa equipe tenta contato com Salustriano Lucas e ressalta que a o espaço está aberto para posicionamento.

Veja nota da OAB na íntegra

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SECCIONAL DO TOCANTINS, por meio do seu Conselho Estadual, a SUBSEÇÃO DA OAB GURUPI e sua Diretoria, vêm manifestar o seu veemente repúdio à manifestação injustificada e desrespeitosa do Secretário Municipal de Planejamento e Finanças de Gurupi – TO, Salustriano Lucas Marquez Lemes, proferida no dia 01 de dezembro de 2022 relacionadas ao Presidente da Comissão Estadual de Direito Tributário da OAB/TO, Alexander José Bueno Telles (OAB/TO Nº. 6.441), em reação à apresentação técnica sobre o Projeto de Lei Complementar n• 003/2022 em discussão na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Gurupi-TO.

Na ocasião, como ato de solidariedade, advogados e advogadas presentes decidiram deixar o plenário da Câmara Municipal de Gurupi ainda durante a audiência pública sobre o tema.

O Presidente da Comissão Estadual de Direito Tributário da OAB/TO, no exercício institucional que lhe compete, representou no ato público os interesses da advocacia tocantinense e da sociedade civil gurupiense. É inadmissível e grave a ofensa e o desrespeito a um representante da Ordem, no exercício da representação que lhe compete, sobretudo originada de um agente público municipal.

A OAB/TO e a Diretoria da Subseção da OAB Gurupi repudiam e informam que adotarão institucional, administrativa e judicialmente as medidas necessárias contra o referido agente público municipal com o objetivo de reafirmar sua intransigência em relação a dignidade e independência da representação institucional da OAB, nos termos e na amplitude garantida em lei.

Gurupi – Tocantins, 02 de dezembro de 2022.