A população do Município de Muricilândia, no norte do Tocantins, aguarda ansiosamente pela conclusão da praça, na entrada da Cidade, na qual homenageará a Dona Juscelina, líder quilombola e matriarca da comunidade que leva seu nome.
A Obra tem o valor de R$ 500 mil e já tem mais de 70% de execução. Os Recursos foram indicados pelo Senador Eduardo Gomes, por meio do Programa Calha Norte
No final de 2021 o Prefeito Alessandro Borges solicitou ao Senador Eduardo Gomes uma forma de homenageiam a líder quilombola, que se prontificou conseguir os recursos necessários para construir uma praça, símbolo de encontro de lutas e diversidades culturais.
Dona Juscelina
Dona Juscelina, nascida em 24 de outubro de 1930, na cidade de Nova Iorque (MA), foi neta de uma cativa. Benzedeira, devota e romeira de Padre Cícero, do Divino Espírito Santo, também foi lavradora, parteira, quebradeira de coco e griô, presidindo o Conselho de Griots da Comunidade desde a fundação.
Ser griô é ter a missão de repassar os saberes e história para os mais jovens e, assim, propiciar também os conhecimentos dos ancestrais, além de ensinar como é a organização da comunidade e sua historicidade.
Recebeu o Título de Cidadã Muricilandense, título concedido pela Câmara Municipal de Muricilândia no ano de 2012 pelos relevantes serviços prestados à cidade de Muricilândia na construção de uma comunidade negra quilombola, resgatando e incentivando a cultura e os direitos desta comunidade.
No ano de 2016, como reconhecimento por sua importância na luta em defesa dos direitos da comunidade quilombola, recebeu o Prêmio Boas Práticas em Direitos Humanos – Categoria VIII – Igualdade Racial, concedido pela Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins.