A Secretaria de Estado da Saúde – SESAU, informou à Gazeta do Cerrado que no final de 2018 será finalizada a obra do Hospital Geral de Palmas (HGP). Segundo a pasta, serão entregues ampliações de internação com 100 leitos, contemplando: internação geral, queimados e psiquiátricos.

“Serão ampliados também a reforma e adequação do pronto socorro, a construção da nova
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 60 leitos, reforma e adequação da Unidade
Intermediária que conta com 20 novos leitos, a Unidade coronariana e transplante com 20
leitos também, e o novo centro cirúrgico com 10 salas e recuperação pós-anestésica (RPA)“, informou a SESAU.

hgp-palmas-1

Também serão reformados e ampliados os serviços de nutrição, processamento de roupas,
almoxarifado, esterilização, abastecimento de água, tratamento de esgoto, abastecimento
elétrico além da construção dos eixos públicos de acesso externo.
Segundo a SESAU, o Governo no Estado irá realizar a reforma e ampliação também do Hospital de Paraíso do Tocantins onde serão investidos 2,3 milhões. “Dará continuidade á construção do Hospital Geral de Araguaína, investidos R$ 50 milhões e a conclusão e ampliação da UTI do Hospital Regional de Augustinópolis, que foi investido R$ 5 milhões. ” Informou.

Em maio deste ano as tendas provisórias que duraram cerca de três anos foram retiradas com a entrega do segundo andar da ala de internação.

As obras

As obras de ampliação do hospital começaram a ser construídas em 2013 e deveriam ter sido terminadas em 2014 na gestão passada, o que não aconteceu. O anexo, conhecido como “tendas”, foi montado para atender a
demanda temporária de pacientes. Durante esse período muitas pessoas reclamaram das
condições do hospital. Com a conclusão das obras, o Centro Cirúrgico contará com mais quatro salas, totalizando 10 salas cirúrgicas. A UTI passará a ter 60 leitos e o número de leitos de internação, que é de 196, aumentará para 400. Ao final da ampliação, a UTI que hoje tem 26 leitos passará a contar com 60.
O Hospital Geral de Palmas (HGP), conta hoje com 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva
Pediátrica (UTIP), 26 de UTI Adulto, 18 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), 196 leitos de internação de especialidades clínicas e cirúrgicas, 120 leitos de retaguarda. Além desses, existem ainda 06 na Sala Amarela, 10 na Sala Verde e 05 leitos de hemodinâmica.

O Pronto Socorro conta com 03 especialidades de plantonistas presenciais, sendo ortopedia, clínica médica e cirúrgica. Com a reforma o pronto-socorro também receberá investimentos, com um aumento de mais 2.300 m².

Texto: Colaborou Hellen Maciel