Maria José Cotrim – Gazeta do Cerrado

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa Mauro Carlesse lançou oficialmente a pré-candidatura ao governo do Tocantins. A coletiva de imprensa teve apenas a equipe do deputado e não contou com presença dos aliados ou deputados da base dele.

O foco de Carlesse será “Municipalismo e gestão de futuro”. ” Vejo que um estado igual ao nosso tem muita coisa a se resolvida”, comentou.

Questionado por qual motivo já quer disputar o governo tendo sido eleito até hoje apenas para deputado estadual ele ponderou: “acho que o momento é esse. Não ter passado por alguns cargos vejo que é justamente essa a minha vontade: não ter vícios políticos. Estou preparado”, frisou.

“Ainda é cedo, estou aguardando definições”, disse  à Gazeta do  Cerrado sem estimar quantos deputados tem na sua base de apoio.

Questionado qual sua diferença com relação aos outros nomes ele pontuou: ” não sou político polido mas não vejo nenhum político falando em projeto, só vejo falando de pra trás e para trás….o elo está aberto, faltam projetos para o Estado”, pontuou.

Sobre as dificuldades encontradas na busca de apoios pelo Estado ele citou o descrédito da população como a maior delas.

Sobre projetos ele disse que investir e organizar as finanças seriam as prioridades necessárias. ” Na hora adequada estarei colocando para a imprensa os projetos”, disse.

Falando sobre a região Sudeste ele disse que é preciso mais estrutura para melhorar o desenvolvimento regional. Ele defendeu estudos para as áreas do turismo e agricultura.

Carlesse foi questionado se descarta disputar outro cargo na majoritária e foi claro: ” não tenho outro caminho a não ser esse”, disse.

Sobre os adversários ele comentou: ” respeito todos os candidatos, todos eles…mas os novos projetos tem um horizonte melhor para a população”, contou.

Palmas e velha política

Carlesse foi questionado também sobre a capital Palmas, maior colégio eleitoral do Estado: ” Palmas por ser capital está sendo bem cuidada com um pouco de exagero…tem que cuidar não com sacrifício da forma que está sendo feito com a população. Tem que melhorar a vida da população não aumentando os impostos”, disse ao criticar também os impostos no Estado. ” Tem que colocar bons projetos sem o sacrifício do imposto”, pontuou.

O deputado comentou ainda sobre a nova e velha política e disse que os que tem os interesses próprios são de fato os que tem velhas práticas.

Carlesse defendeu a industrialização e política de atração de investimentos para o Estado. “Um Estado que não tem política para receber empresários vai ficar sempre com o penico na mão”, falou.

Articulações

Carlesse tem articulado com vários partidos dentre eles o MDB de Marcelo Miranda. Sobre os partidos aliados ele disse não ter definições.

Ele falou também à imprensa do histórico de vida familiar e da vinda para o Tocantins. O parlamentar diz ter tido uma vida dura trabalhando muito na ausência do pai. Começou a vida profissional aos 18 anos. Carlesse disse ter sido bem sucedido como empresário no Tocantins.