Os incentivos a gastronomia alternativas na alimentação atrativa é uma das atrações aos produtores e visitantes na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). A feira iniciou nesta última terça-feira, 16, encerra neste sábado, 20, no Parque Agropecuário, Mauro Medanha, na TO-050, saída para Porto Nacional.
A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio da Gerência de Agroindústria intermediou a vinda do especialista na gastronomia da tapioca colorida, Joselito Mota, da Embrapa Cruz das Almas, Bahia. Ele mistura a massa da tapioca para produzir o beiju, em diferentes cores, incorporando a maracujá, a cenoura, beterraba, buriti, goiaba, abacaxi, e assim por diante.
Joselito Mota, disse que essa culinária é muito rica, pois a mandioca é uma raiz que pode ser produzida em grande escala. “Além da farinha, podemos produzir diferentes alimentos dessa raiz poderosa, muito rica em nutrientes e a tapioca colorida é visivelmente mais bonita, mais atrativa na alimentação, o que pode ser utilizada também nas escolas”, explicou.
A dona Maria Luiz, moradora da comunidade Jaú, entre Palmas e Miracema assistiu a aula prática achou interessante essa prática da tapioca colorida. “Fiquei curiosa para ver como fazer, para mim é novidade, pensei nas crianças para incentivar elas a comer estes alimentos saudáveis”, disse.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.