casa-feliz-hometeka (Foto: Casa e Jardim)

(Foto Casa e Jardim)

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em fevereiro do ano passado, o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. Cerca de 18 milhões de brasileiros conviviam com algum transtorno de ansiedade em 2015, o que corresponde a 9,3% da população. Além de ser um problema de saúde que invade a rotina, nem sempre é fácil lidar com a ansiedade e livrar-se dela.

Elementos vazados. Os cóbogos filtram os raios de sol e permitem a ventilação cruzada quando abertos os painéis deslizantes de vidro, na sala de estar desta casa projetada pelo escritório 1:1 arquitetura:design (Foto: Edgard Cesar / Divulgação)

1 Espaços abertos e arejados
Lugares apertados e claustrofóbicos podem gerar desconforto em quem sofre de ansiedade. Por isso, escolha espaços abertos e arejados! Evite também acumular muitos móveis e objetos. Se possível, deixe espaços vazios entre eles.

2 Aromatizador de ambientes
Além de deixar a casa cheirosa, o aromatizador pode ajudar a tornar o lugar mais fresco e tranquilizante. E é melhor ainda se a essência for de lavanda ou de rosa, que trazem sensação de relaxamento.

Miniarranjo de flores em vasinho de pendurar (Foto: Carina Iwahashi/Editora Globo)

3 Flores 
Uma flor na mesa da sala pode deixar o espaço mais acolhedor e agradável. Além disso, cuidar delas pode ser uma atividade que acalma.

Quarto de casal. Uma cápsula azul que manteve ornamentos do teto originais tem cama com cabeceira de camurça cinza, luminária Melampo, da Artemide, e, na parede, desenho de Guilherme Dable (Foto: Mariana Boro / Editora Globo)

4 Cama confortável
Deitar na cama depois de um dia longo de trabalho nem sempre é um momento relaxante para quem tem ansiedade. O que era para ser uma boa noite de sono, às vezes se transforma em uma sequência de pensamentos angustiantes. Uma boa dica é ter uma cama leve e aconchegante, que seja um lugar confortável para descansar de fato!

Sala de banho. Com ambientes integrados, a partir da cama é possível ver a claridade que entra pela janela do banheiro. Ao fundo, cortinas feitas de linho e banheira comprada em um antiquário em Amsterdã (Foto: Fabrizio Ciccone / Living Inside)

5 Cortinas blackout
A luz forte pode causar dores de cabeça e tensões no corpo, portanto cortinas blackout podem ser itens úteis em sua casa. Mas elas não precisam (e não devem!) ficar sempre fechadas. Abra pela manhã, deixa a luz entrar e sinta-se mais confiante.

apartamento duplex; ah!sim; cores neutras; madeira; laca branca (Foto: Manu Oristânio/Editora Globo)

6 Cores tranquilas
Evite usar cores escuras em sua casa. O vermelho forte, por exemplo, pode trazer a sua casa sensações estimulantes. Escolha tons que tragam tranquilidade, como um verde ou um rosa-claro.

7 Sais de banho
Um bom banho com sais da fragrância de sua escolha pode ser uma técnica para desestressar e deixar as angústias escorrerem pelo ralo. Enquanto não estiverem sendo usados, os sais também são uma peça decorativa para o seu banheiro.

Lareira. No espaço onde a família se reúne nas noites frias, o efeito metalizado predomina na escolha dos objetos, como o espelho vintage e o bowl de cobre. Outros itens especiais, como a escultura de pedra e a almofada de lã, criam contraste no ambiente (Foto: Lisa Cohen / Living Inside)
 
8 Evitar objetos em excesso
Acumular muitos objetos na casa não é aconselhável. Eles podem até ter valor afetivo, mas, ao deixá-los em cima dos móveis, atraem poeira e deixam o ambiente confuso. Em dias muito estressantes, um lugar limpo e em ordem é essencial.