A 16ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) começa nesta quarta-feira, no feriado de 7 de setembro. Nesta edição, a BRK, responsável por cuidar da água e do esgoto em Palmas e em outras 47 cidades do Tocantins, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA), vai recolher todo óleo utilizado no preparo dos alimentos pela primeira vez. A população também poderá participar e fazer o descarte do óleo usado.
A coleta será realizada em um espaço especial, construído pela BRK para impulsionar as pessoas a pensarem sobre como pequenas ações dentro do dia a dia podem transformar todo o ecossistema, envolvendo a comunidade e o meio ambiente. Para cada garrafa de óleo usado recebida no local, a BRK irá distribuir um sabão produzido a partir do óleo reciclado.
A reciclagem do óleo é muito importante. O descarte de maneira incorreta, diretamente em pias, tanques e vasos sanitários causa prejuízos. “O óleo consegue se solidificar nas tubulações, formando blocos que obstruem a passagem do esgoto e causam prejuízos aos imóveis, ao meio ambiente e ao sistema de esgoto”, explica o gerente de operações da BRK, Dalton Bracarense.
Todo óleo coletado no festival será doado para cooperativas já mapeadas, que reutilizam o óleo na produção de sabão. O reaproveitamento pode se transformar em fonte de renda para diversas famílias da capital.
A participação no festival gastronômico reforça o propósito da BRK de transformar a vida das pessoas levando o saneamento muito além do básico. Com a presença no evento, a empresa demonstra o compromisso com o meio ambiente, na medida em que todo o óleo será destinado de forma correta. Além disso, a concessionária contribui para o desenvolvimento econômico da região, apoiando a produção e venda de sabão por artesãs e sendo parceira do evento.
“Estamos muito empolgados e felizes por participar do Festival Gastronômico, além da reciclagem do óleo, no Espaço BRK serão realizadas atividades de educação ambiental com crianças, onde elas poderão aprender sobre a preservação da natureza brincando. Também teremos um ambiente para as pessoas que queiram saber mais sobre a atuação da BRK”, comenta Dalton.
A Estratégia ESG (sigla em inglês para as diretrizes Ambiental, Social e Governança) da BRK está estruturada com foco na construção de um modelo de negócio resiliente. Por meio de projetos sociais e da presença em espaços como o FGT, a concessionária consegue levar educação ambiental para mais pessoas, isso contribui diretamente para a proteção da natureza e dos recursos hídricos.
Sobre a BRK
A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.
Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).