Pelo três dois homicídios foram registrados no início da noite na região sul de Palmas – Foto – Alessandro Ferreira/Agência Tocantins

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

Os assassinatos e violência urbana voltaram a assustar moradores e tem deixado a população até com medo de sair de suas casas. Foram 10 homicídios nos últimos 10 dias na região sul de Palmas.

Nesta terça-feira, 9, foram três homicídios e pelo menos outras duas tentativas, todas na região sul. Os assassinatos foram registrados no Setores Janaína, no Jardim Vitória e no Sul.

Ângela Rodrigues, de 24 anos, é body piercing, estudante da UFT, mãe solo de uma bebê e moradora da região de Taquaralto. Ela disse que se sente insegura com todo esse caos.

“Moro na zona sul e todos os dias antes de sair me sinto insegura com o caos que anda acontecendo em Palmas, principalmente por falta de segurança nas comunidades e dos conflitos que acontecem no nosso dia a dia”.

A palmense disse ainda que tem medo de ir trabalhar sem saber se vai voltar viva pra casa. “Medo de sair trabalhar e não saber se ao menos vou voltar com esses acontecimentos que vem ocorrendo na Zona Sul. A população de nossa região pede gestão, segurança. Imploramos por nossas vidas, almejamos paz em nossas comunidades”, pediu.

A também moradora da região sul da capital, Miriã Dias de Oliveira, de 27 anos, relatou estar apavorada. Ela é moradora do Irmã Dulce há mais de 15 anos e disse que poder público precisa dar mais assistência aos moradores.

“Como moradora do setor Irmã Dulce, tô com muito medo de tudo que tá acontecendo em relação esses assassinatos. Tenho filhos e fico preocupada com eles ao sair pro trabalho.
Espero como cidadã que o poder público dê mais assistência a essa região, estamos nos sentido vulneráveis. A paz na capital tá acabando, infelizmente por causa desses criminosos e a comunidade paga por isso”, lamentou.

Homicídios

O primeiro foi registrado por volta das 20h27 no Jardim Vitória. A vítima era um jovem de 18 anos e a Polícia Militar (PM) não soube informar se ele tinha passagens.

Conforme as informações do relatório policial, uma vizinha do rapaz ouviu alguns disparados e acionou os militares. Ao chegarem no local encontraram a vítima já sem sinais vitais.

Testemunhas relataram que outro rapaz, um adolescente de 15 anos,  também foi baleado na perna neste ataque, mas conseguiu fugir. A vítima que morreu foi atingida por um tiro na região do ombro e na têmpora direita.

Já o segundo homicídio aconteceu no Setor Sul por volta das das 21h09. A vítima tinha 19 anos e foi assassinada dentro de casa. Segundo testemunhas, o rapaz estava sentado no interior de sua residência, quando dois homens entraram armados, ordenaram que as pessoas que estavam no loca baixassem suas cabeças e entregassem os celulares, na saída, eles efetuaram alguns disparados e fugiram em uma motocicleta vermelha.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e levou a vítima para o Hospital Geral de Palmas, mas ele não resistiu e morreu a caminho da unidade hospitalar.

Não se sabe também se a vítima possui alguma passagem pela polícia.

O terceiro homicídio foi no Setor Janaína, por volta das 21h34, onde outro jovem de 23 anos foi alvejado com tiros nas costas e cabeça.

Leia também – Jovens são assassinados na região sul de Palmas ao tentarem fugir de ataque | Gazeta do Cerrado

A PM foi acionada e no local encontrou o rapaz caído no chão. Testemunhas contaram que a vítima andava de motocicleta quando outra se aproximou com duas pessoas e fez os disparos.

O Samu também compareceu ao local e constatou a morte do jovem. Também não há informações se ele tinha alguma passagem.  Até o momento ninguém foi preso ou identificado como autores dos crimes.

Além dos homicídios, foram registrados outras duas tentativas, uma na Arse 131, antiga 1306 Sul, no Plano Diretor e outra em um bar na região de Taquaralto.

Leia também – Mais violência: Homem é assassinado com pedradas na cabeça em construção abandonada em Taquaralto | Gazeta do Cerrado

Mortes em Palmas

Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), em janeiro foram registrados 16 assassinatos em Palmas.

Em fevereiro 17, em março houve uma grande redução e apenas 7 foram registrados, em abril o número voltou a dar um salto para 13.

No mês de maio até o momento, segundo a última atualização da SPP no dia 7, foram apenas 2 homicídios em Palmas, mas o número pode ser ainda maior, já que desde o início do mês, foram pelo menos 10 só na região sul da capital.

Leia também

Jovem é assassinado em plena a tarde em avenida no Aureny III | Gazeta do Cerrado

Jovem tenta correr pra dentro de casa, mas é assassinado a tiros na região sul da capital | Gazeta do Cerrado

Jovem de 20 anos é morto a tiros enquanto pilotava moto em avenida do sul da Capital | Gazeta do Cerrado