Equipe Gazeta do Cerrado
O Banco Mundial divulgou nessa terça-feira, 15, um relatório no qual informou que São Paulo, Minas Gerais e Roraima são os estados onde é mais fácil abrir e manter um negócio. O Tocantins ocupa o 6ª posição. De acordo com o estudo, Pernambuco, Espírito Santo e Amapá ocupam as últimas posições.
Segundo o documento, chamado “Doing Business Subnacional Brasil 2021”, cinco indicadores foram levados em consideração:
- abertura de empresas: tempo, procedimentos e custos para iniciar formalmente as atividades de uma empresa;
- obtenção de alvará de construção: tempo, procedimentos e custos para uma empresa obter o alvará de construção;
- registro de propriedades: tempo, procedimentos e custos para que uma empresa possa adquirir uma propriedade comercial de outra e transferir o título de propriedade para o seu nome. Inclui também avaliação da qualidade do sistema de administração fundiária;
- pagamento de impostos: impostos e contribuições obrigatórias que as empresas devem pagar ao longo do ano, além do tempo e processos envolvidos;
- execução de contratos: tempo e custo necessários para resolver um litígio comercial recorrendo a um tribunal local de primeira instância.
Para fazer o relatório, o Banco Mundial utilizou dados até 1º de setembro de 2020. Foram analisadas somente as capitais de cada estado brasileiro.
Tocantins
Na pontuação agregada, que vai até 100, o Tocantins marcou 56.8 pontos. Na abertura de empregos, o Estado somou 77.8. Em relação a obtenção de alvarás de construção, são 59.3 pontos.
O Estado ainda marcou 52.8 pontos, na categoria de registro de propriedades; 34.1 em pagamento de impostos, e 59.8 em execução de contratos. Assim, garantindo a 6ª colocação no ranking.
Veja o ranking divulgado pelo Banco Mundial:
- São Paulo
- Minas Gerais
- Roraima
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Tocantins
- Mato Grosso do Sul
- Sergipe
- Ceará
- Piauí
- Goiás
- Distrito Federal
- Rondônia
- Acre
- Maranhão
- Amazonas
- Paraíba
- Alagoas
- Mato Grosso
- Santa Catarina
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Pará
- Bahia
- Amapá
- Espírito Santo
- Pernambuco