Foto – Divulgação

Iniciando a reta final da campanha Cada Voto Conta, a ONG Nossas integra uma grande mobilização nacional, que será realizada no dia 5 de abril. Entidades de ativismo político e de mobilização jovem irão montar banquinhas de tiragem de títulos em escolas, além de ações de ativismo nas ruas de cidades em todo o país. Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Recife, Salvador, Manaus, Brasília, São Luís, Florianópolis e Rio Branco são algumas das capitais confirmadas com atividades. O objetivo é motivar cada vez mais, adolescentes de 16 e 17 anos a participarem das eleições de 2022.

A data da mobilização nacional marca 30 dias até o prazo final de regularização e emissão do título de eleitor, que é 4 de maio. De acordo com os dados levantados pela www.olhaobarulhinho.com, com informações do TSE e IBGE, mais de 850 mil jovens entre 16 e 17 anos já têm o título, e o número de interessados em votar neste ano, vem aumentando nos últimos meses, fruto de diversas campanhas informativas e de mobilização desses jovens. Ainda assim, o potencial de participação da juventude nas urnas pode ser bem maior, uma vez que há mais de 6 milhões de jovens aptos a votar no Brasil em 2022 e apenas 12% deles emitiram o documento até então.

“Estamos na reta final da campanha e já conseguimos ver uma grande onda de jovens que estão não só indo em busca de tirar o título mas também atuando como mobilizadores. Dá pra ver que a juventude é capaz de se empoderar a partir de informações que deem suporte para um primeiro voto consciente. Essa participação é fundamental para decidir questões que impactam diretamente o seu presente e futuro e incentivar a inclusão de pautas de seu interesse no plano de governo dos candidatos. Valorizar os adolescentes como cidadãos de direito e voz é uma importante tarefa para toda a sociedade”, conta Karina Penha, coordenadora de mobilizações do Nossas. Além da ONG, outras entidades já têm ações marcadas, como UBES, Coletivo Jovem Tapajônico, Engajamundo e IPAD – Seja Democracia.

Cada Voto Conta

Lançada em fevereiro, a campanha pretende apoiar, até a data limite de 04 de maio, e incentivar cerca milhares de adolescentes a tirar o título de eleitor, além de formar uma base engajada e consciente de seus direitos. Com uma plataforma online e contando com um grupo de jovens mobilizadores ativos nas redes sociais e espalhados pelo Brasil, a equipe da campanha Cada Voto Conta pretende auxiliar no processo de emissão desse documento, compartilhando informações e dando suporte para que os interessados superem todos os obstáculos que surgirem no processo.

“Sabemos que cada voto tem o poder de mudar os rumos do nosso país, da educação, da saúde e da diminuição de desigualdades. Votos são ações que podem garantir os direitos das juventudes, das mulheres e de outras minorias sociais como comunidades tradicionais, periféricas e pessoas LGBTs. Além disso, os nossos votos também impactam na proteção e no futuro do nosso ambiente, na luta por justiça climática e por uma Amazônia de pé, por isso, fazemos tanta questão de que cada um que tenha esse direito, saiba o quão importante e potente é, e utilize-o”, afirma Karina Penha.

Todo o processo de emissão do título de eleitor é feito pelo próprio site do TSE, mas podem surgir dúvidas no caminho. Por isso, ao longo da campanha, estão sendo produzidos materiais de divulgação em redes sociais, sites e canais da rede de parceiros do Nossas, auxiliando o passo-a-passo da emissão. Quem protagoniza essa campanha são mobilizadoras jovens que têm a missão de engajar mais adolescentes a exercer a cidadania nas urnas este ano.

“A gente tá num boom de falar sobre votar, mas tem um empecilho muito grande que é o site do TSE, que não é acessível pra juventude. Ele não é muito bom na versão mobile e basicamente, a maioria dos jovens acessa a internet pelo celular. Muitas das vezes o site trava e parece que existem várias coisas que acabam prejudicando o processo. E a ‘Cada Voto Conta’ vem pra ajudar realmente essa juventude a tirar dúvidas que muitos de nós já tivemos, porque olhar pro site dá muitas vezes vontade de desistir”, explica uma das jovens mobilizadoras da campanha, a estudante Ana Beatriz Diniz (16).

Mutirão dará prêmios

Como forma de mobilizar e incentivar o público adolescente, a campanha preparou uma ação com cara de videogame, chamada de “Mutirão Cada Voto Conta”. Será uma competição que vai premiar os jovens que conseguirem mobilizar mais pessoas a tirarem o título de eleitor. O participante se inscreve e, com um link próprio, pode incentivar que outros adolescentes façam a emissão do documento antes do prazo final. Entre os prêmios do mutirão estão: um Iphone 12 mini, para o primeiro colocado; um Nintendo Switch + 1 jogo Mario Kart, para o segundo; e um leitor de livros Kindle + R$1 mil reais em vale livros.

As inscrições para o mutirão já estão abertas. Para participar, basta tirar o título de eleitor, se cadastrar no site cadavotoconta.org.br para receber o código de multiplicador da campanha e convencer o maior número de pessoas a tirar o título com seu código. À medida que os participantes conseguirem concluir o processo no TSE, basta pedir que eles se cadastrem no site da campanha usando o código de multiplicador de quem o convenceu. Para participar é preciso que o adolescente tenha entre 16 (completos em 2022) a 18 anos.

Além do mutirão, o site da campanha oferece materiais para que professores, pais e outros jovens possam participar como multiplicadores da ação. Lá é possível acessar um plano de aulas com dinâmicas para incentivar o tema nas escolas, imagens e textos de apoio para compartilhar nas redes sociais, além de um passo-a-passo de como montar uma banca para oferecer informações sobre emissão de títulos de eleitor.

“Queremos trazer cada vez mais jovens para apoiar e se sentir participantes dos processos democráticos que podem transformar o Brasil através do voto. Por isso criamos vários incentivos, além de bate-papos, materiais e parcerias com influencers, coletivos e professores para ampliar o acesso à informação e criar incentivo à nossa campanha e, principalmente, ao voto”, finaliza Karina.

SOBRE NOSSAS:

A Nossas é uma organização sem fins lucrativos comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade. Há mais de dez anos desenvolvendo projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade, ela está presente em todo o território nacional. Foram dezenas de campanhas realizadas na última década, mobilizando e formando redes de ativismo em torno de pautas como a violência de gênero e cor, justiça climática, defesa da democracia, entre outras.

 

SERVIÇO

Mobilização nacional pelo 1º voto

Terça-feira, 05 de abril

Cidades que recebem ações: Rio (RJ), Campos (RJ), Niterói (RJ), São Paulo (SP), Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Manaus (AM), Brasília (DF), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Teresina (PI)

Quem faz parte: Nossas, UBES, Coletivo Jovem Tapajônico, Engajamundo, IPAD – Seja Democracia,

Fonte – RPM Comunicação