Equipe Gazeta do Cerrado

Uma operação da Polícia Federal (PF), batizada como “Gatekeeper”, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 19, combate supostas fraudes relacionadas a fundos de investimento em obra no Cais Mauá, em Porto Alegre.  Mandados foram cumpridos também no Rio de Janeiro.

A prefeitura de Palmas se manifestou a respeito e informou: “que a Operação Gatekeepers não tem como alvo o PreviPalmas. Informa ainda que os recursos aplicados no projeto Cais Mauá pelo PreviPalmas estão atualmente sob a gestão da Admnistradora Reag. Quanto à antiga admnistradora ICLA, a Prefeitura já ingressou com ação judicial e procedeu a abertura de Tomada de Contas Especial para apuração dos fatos”, disse.

O fundo em questão é Icla Trust, com sede no Rio de Janeiro, o mesmo que deu um prejuízo de R$ 330 milhões ao Igeprev. A Reag Investimentos, que assumiu a administração e gestão do Fundo de Investimento em Participações Cais Mauá do Brasil Infraestrutura a partir de 26 de fevereiro de 2018 e a administração da empresa Cais Mauá a partir de 20 de março de 2018 também se manifestou em nota á Gazeta: “Os fatos que estão sendo investigados pelas autoridades são anteriores a esse período e não têm nenhuma relação com a atual gestão do fundo. Dentro deste novo cenário, a Reag está analisando as medidas que poderão ser tomadas em relação ao projeto”, informou.

A Operação

A investigação aponta para ligações de um grupo criminoso com obras de revitalização urbana na capital gaúcha. Ao todo, em ambos os estados, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Porto Alegre e quatro no Rio de Janeiro, além de busca e apreensão de três veículos na capital gaúcha e bloqueio de ativos em nome de 20 pessoas físicas e jurídicas.

A investigação teve origem ainda em 2013, com a apuração de aportes feitos por um fundo de previdência privada gaúcho em um fundo de investimentos. Este último aplicava os valores em empresas de construção civil sem que houvesse a devida execução de obras públicas. Entretanto, no decorrer da investigação, conforme a PF, foi identificada ligações do grupo com obras de revitalização urbana em Porto Alegre.

Gatekeeper

O termo Gatekeeper, além do significado em inglês de “porteiro” ou até mesmo “guardião” também tem uso no mercado financeiro, estando ligado a pessoas ou instituições de credibilidade que atuam em processos de análise de conformidade, verificação e certificação.