Casa de Prisão Provisória de Palmas – Divulgação
Dando continuidade às ações de combate e prevenção à Covid-19 nas unidades penais do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, deflagrou nesta quinta-feira, 22, a nona fase da Operação Lockdown nos presídios e cadeias públicas do Tocantins. Nesta etapa, 17 unidades distribuídas em oito regionais foram selecionadas para continuar recebendo novos presos no Sistema.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa Alves, explicou que a iniciativa vem sendo adotada desde o anúncio da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus como forma de proteger a saúde de servidores e pessoas privadas de liberdade. “Seguimos os trabalhos mediante o Plano de Ação e todas as providências em relação ao Sistema Penal nesse período foram tomadas seguindo orientações técnicas de profissionais de saúde, o que nos garantiu um cenário controlável diante dessa situação”, afirmou.
A nona fase da Operação Lockdown no Sistema Penal tocantinense segue até o dia 23 de dezembro e as unidades penais selecionadas para esta etapa da iniciativa foram escolhidas devido suas condições e localização. Desde a oitava fase da ação o número de regionais foi adequado passando para oito regiões em que estão distribuídos os estabelecimentos penais para adequar ainda mais a logística, favorecendo também as demais forças de segurança do Estado.
Unidades que receberão ingressos no Sistema na 9ª fase da Lockdown
Região 1
UP de Araguatins – Unidade Regional
UP de Tocantinópolis
Região 2
CPP de Araguaína
UPF Babaçulândia
Região 3
UP de Guaraí – Unidade Regional
UP de Colinas
UPF de Pedro Afonso
Região 4
CPP de Paraíso – Unidade Regional
UP de Araguacema
Região 5
CPP de Palmas – Unidade Regional
CPP de Miracema
UPF Lajeado
UPF Palmas
Região 6
CPP Gurupi
UPF Talismã
Região 7
CPP de Dianópolis
Região 8
UP de Arraias
Fonte: Ascom Seciju