Fortalecer ações dos órgãos de segurança pública e combater o crime organizado é um dos principais objetivos da operação policial que está em andamento desde a última segunda-feira, 8, na região sul do Tocantins, fronteira com o estado de Goiás.  A ação faz parte do pacto interfederativo de segurança pública consolidado, no mês junho de 2016, durante encontro de governadores da região central do Brasil, realizado em Palmas (TO).

822aac39-f105-4fed-86d7-d87ec5e94de7

Concentrada nas cidades limítrofes de Alvorada, Araguaçu, Palmeiropólis e Formoso do Araguaia, a operação visa inibir a entrada de armas e entorpecentes no estado e para tanto, policiais civis do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), com o apoio de agentes da Delegacia Regional de Gurupi e equipe aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), estão realizando abordagens em veículos e pessoas na BR 153, já que esta é a principal estrada de acesso ao Tocantins, naquela região.

De acordo com o delegado Rildo Barreira, diretor do Grupo Tático da Polícia Civil, cerca de 400 veículos e mais de 700 pessoas já foram abordados desde o inicio da operação. “Nosso objetivo aqui é tentar evitar a entrada de drogas e também de armas que e munições não licenciadas e, dessa forma, combater a atuação de organizações criminosas em nosso estado”, afirma o delegado.

A ação é desenvolvida em parceria com a Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), sendo feito revezamento de equipes e outras operações integradas de combate à criminalidade estão previstas dentro do pacto interfederativo, por meio dos subcomitês de divisas.

Subcomitês

Em julho deste ano (2016), foi instalação o Subcomitê Integrado de Segurança Pública Goiás/Tocantins (Subcomitê de Divisas), cuja estrutura está voltada para a atividade operacional, com responsabilidades de compartilhamento de informações, realização de planejamentos, análises e diagnósticos, bem como a execução de atividades integradas, que proporcionem maior capilaridade entre as forças de segurança goianas e tocantinenses.