Equipe Gazeta do Cerrado

Sete pessoas foram presas na manhã desta terça-feira, 22, durante operação que visa desarticular uma quadrilha que comercializava carne bovina ilegalmente. O grupo agia nos municípios de de Rio Sono, Aparecida do Rio Negro e Novo Acordo.

Os alvos são suspeitos de furtar, abater e vender a carne dos animais ilegalmente. O grupo teria causado um prejuízo de R$ 500 mil a produtores nos últimos dois anos. Segundo informações, os criminosos sabiam das vulnerabilidades do manejo do gado bovino na região, que abastecia açougues em Aparecida do Rio Negro e Palmas.

Conforme mostram as investigações, o abate, transporte, distribuição eram feitos de maneira rústica, porém, o grupo chegou a abater quatro animais por semana. Foram pelo menos 100 animais abatidos pelo grupo entre 2018 e 2020.

Os investigadores mapearam as atividades da quadrilha. Então, nesta terça-feira foram cumpridos mandados em Novo Acordo, Rio Sono, Miracema, Palmas e Aparecida do Rio Negro.

A operação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com participação de grupos especializados da Polícia Civil e Polícia Militar.

A operação foi chamada de Moloque em alusão ao deus Cananeu que tinha forma de Touro e em seus rituais eram realizados sacrifício de sangue, na busca por prosperidade.

A operação foi chamada de Moloque em alusão ao deus Cananeu – Foto: Divulgação