
Marcello Lelis
A COP 30, que se aproxima, será mais do que um encontro global sobre o clima: será a oportunidade para o planeta ver de perto a Amazônia, compreender seus desafios e reconhecer que preservar a floresta só fará sentido se gerar oportunidades para o povo que nela vive.
Belém se prepara com avanços importantes de infraestrutura, que permitirão receber os milhares de visitantes esperados. Mas é fundamental que todos venham sabendo que estarão em uma cidade amazônica, com suas belezas e também seus imensos desafios sociais, ambientais e urbanos.
O Brasil, unido em torno desse propósito, apoia essa realização histórica. É um momento em que o país reafirma sua liderança climática e seu compromisso com o futuro sustentável do planeta.
Nesse processo, cabe destacar a liderança do governador Helder Barbalho, que vem conduzindo o Pará com determinação para sediar este evento mundial. Do mesmo modo, é preciso reconhecer o papel do governador Wanderlei Barbosa, que tem se posicionado com firmeza no Consórcio da Amazônia Legal e no Fórum de Governadores, assegurando que o Tocantins participe ativamente desse movimento.
A COP 30 em Belém será o momento em que a Amazônia falará ao mundo, mostrando que a preservação da floresta e o desenvolvimento sustentável podem caminhar juntos, desde que a floresta em pé represente dignidade, renda e futuro para os amazônidas.
Marcello Lelis é secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Históricos do Tocantins