Não dá mais para adiar o início das definições nos maiores colégios eleitorais do Tocantins para as eleições de novembro. Há uma “guerra pandêmica” no meio do caminho e a Covid-19 está em expansão no Tocantins no entanto as convenções também estão batendo na porta e a hora H de quem vai mesmo para o páreo.

Em seis dos 10 maiores colégios os prefeitos vão buscar reeleição. Em todos eles as oposições se articulam e pegam gancho nas falhas da pandemia para conseguir conquistar os mandatos.

Nos bastidores dos dez maiores colégios eleitorais estão oposição embolada em Palmas, a busca pela “passada de bastão” em Araguaína, Gurupi e Paraíso onde os gestores fazem questão de fazer os sucessores, a saída de cena do atual prefeito em Dianópolis e a disputa em família em Tocantinópolis.

Palmas com oposição embolada

Palmas tem um cenário com a oposição embolada e a grande pergunta é: quem vai mesmo abrir mão para compor com quem?

Até aqui pelo menos 14 pré-candidatos trabalham os nomes com o mesmo discurso de que apresentam o melhor projeto e que vão até o fim. Pelo menos seis não estariam mesmo dispostos a abrir mão á cabeça de chapa. Por outro lado os anti-Cinthias sabem que quando maior o número de candidaturas maior a vantagem do Paço.

Em Palmas: multi oposição

Alan Barbiero do Podemos já marcou a data das convenções, Gil Barison do Republicanos já contratou marqueteiro, Tiago Andrino do PSB também partirá para a prática, Vicentinho Junior marcou lançamento da pré-candidatura, Osires Damaso busca apoios, Vanda Monteiro está mesmo decidida a disputar com apoio do PSL Nacional, Marcelo Lelis entrou de cabeça na disputa nas plataformas digitais.

Eli Borges do SD confirmou em primeira mão á Gazeta que a partir de segunda-feira lança pré- candidatura e já avisou que tem coragem. Ataídes aposta em críticas e comparativos de números, o MDB, dividido, tem que tomar a decisão. PCdoB tem a Professora Germana, o PSol o Bazzolli, o PDT o vereador Milton Neris que também tem dito que vai emplacar mesmo candidatura.

Com menos alarde porém bem posicionado em pesquisas de consumo interno está o deputado estadual Junior Geo (Pros) que também é pré-candidato.

O PT tem o Pré-candidato, João Helder Vilela.

E Cínthia?

Não tem mais para onde correr tanto para a oposição como para a equipe da prefeita Cínthia Ribeiro que vai intensificar a partir de agora as tratativas políticas e partidárias.

Araguaína: efeito Dimas, e o MDB?

No segundo maior colégio eleitoral, Araguaína é esperada a definição do prefeito Ronaldo Dimas sobre quem será o nome apoiado por ele. Com uma gestão tida com boa aprovação, Dimas agilizou muitas obras nestes últimos meses de gestão. O ex-chefe de gabinete, Wagner Rodrigues é o mais cotado para receber o apoio.

O MDB precisa decidir qual será o caminho já que o presidente e deputado estadual Jorge Frederico quer mesmo se candidatar só que além disso o nome do colega, Elenil da Penha é também defendido e citado. E o governo? Resta saber se o governo vai apoiar algum candidato na cidade onde conseguiu unir vários grupos no mesmo palanque em 2018.

Gurupi: Josi e governo entraram na parada

No terceiro maior colégio eleitoral a última semana foi marcada pela entrada da ex deputada Josi Nunes no páreo com as bençãos do governador Mauro Carlesse que entrou nas articulações. Ela disputa a preferência de ser cabeça de chapa com o suplente de deputado, Gleydson Nato. Do outro lado está ainda o candidato do prefeito, Laurez Moreira, Gutierrez Torquato que está também montando uma base de apoio a seu nome.

Walter Junior do PSD também está no páreo além de nomes de outros partidos que também têm pré candidatos.

Porto Nacional

No 4º maior colégio eleitoral: Porto Nacional o atual prefeito Joaquim Maia do MDB vai disputar a reeleição com seu vice, Ronivon Maciel. Além disso o grupo do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, que é da cidade, tem o nome do ex-prefeito Otoniel Andrade que também trabalha firme querendo voltar para a prefeitura.

Paraíso

Em Paraíso jogo morno por enquanto: o atual vice Celso Morais vai para o páreo com as bençãos do atual prefeito, o ex-governador Moisés Avelino. A vereadora Vanessa também vai disputar o pleito. Estão com nomes colocados ainda: Egnaldo Damaso PSC, Ataíde Rodrigues PSD e Luiz Antônio do PT.

Araguatins

Em Araguatins o atual prefeito Cláudio Santana vai disputar com o ex-prefeito e ex-deputado Rocha Miranda que vai disputar pelo PTB. A disputa deve se concentrar entre os dois na cidade referência do Bico.

Na cidade tem ainda Aquiles da Areia e o ex-prefeito Lindomar pelo Democratas além do também empresário Osemar. A disputa promete!

Colinas

Em Colinas, o prefeito Adriano Rabelo também vai buscar a reeleição pelo MDB e a oposição, com vários nomes como a vereadora Raimundinha do PSD, Raucil Aparecido, pelo Podemos Gilmar Carneiro dentre outros qua estão dispostos a disputar.

A última movimentação foi o lançamento do vereador do PT, Marceli Rodrigues. O ex prefeito Santana lançou o colega de partido.

São ainda pré candidatos Maria Helena Defavari pelo Cidadania e o dentista Josemar Casarin do PSL. Roni Farias do PTB também está páreo.

Guaraí

Em Guaraí a prefeita Lires Ferneda vai disputar reeleição. A oposição também define os nomes com vários de olho na prefeitura.

Tocantinópolis

No 9º maior colégio eleitoral do Tocantins, lá no Bico, Tocantinópolis também terá candidatura á reeleição do prefeito Paulo Gomes de Souza do PSD que vai disputar com outros dois familiares: os tios Eurivaldo Gomes do MDB e Salomão Barros do SD. A disputa promete ser acirrada.

Dianópolis

Em Dianópolis com a saída de cena do atual prefeito Padre Gleibson que abriu mão de disputar a reeleição o páreo está entre a sua vice, Francisca Ribeiro do Avante, o ex prefeito José Salomão do PT, Jailton Bezerra e Hagahús Neto do PTB.

A cidade tem tradição de disputa acirrada.

Especial – Por Maju Cotrim