A Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara dos Deputados aprovou a Lei Orçamentaria Anual 2019. Entre as emendas da bancada do Tocantins incluídas na proposta aprovada estão previstos recursos na ordem de R$ 12.213.384,00, indicados pela deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) para a construção do ambulatório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Campus de Palmas.

O reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, afirmou que a realização dessa obra eleva o nível de formação dos profissionais de saúde e contribui para que a Universidade exerça seu papel social. “O ambulatório representará não apenas um grande avanço para os cursos de saúde, mas também é um passo importante para consolidar a UFT como uma instituição preocupada com a sua contribuição social”, afirmou.

A UFT possui atualmente cinco cursos na área da saúde: medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social, com cerca de 500 alunos matriculados em cada um deles. O ambulatório será construído no Campus da UFT de Palmas, que já tem uma área reservada para este fim. A emenda contempla a execução total do projeto.

Em seus dois mandatos a deputada Dorinha já destinou mais de R$ 170 milhões em emendas para obras de infraestrutura, construção de blocos de salas de aulas, laboratórios e aquisição de equipamentos para a UFT. “Quando a Universidade amplia sua contribuição com a comunidade por meio da prestação de serviços gratuitos, ela eleva a qualificação dos alunos como profissionais e cidadãos. São pessoas que deixam a universidade com mais preparo e segurança para exercerem suas profissões.”, afirmou a deputada.

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação