Maju Cotrim

Os deputados estaduais se reuniram com o governador Mauro Carlesse na manhã de hoje  e vários deles contaram á Gazeta os bastidores. O clima foi tenso e Carlesse teria sido claro ao pedir a votação o mais urgente possível de várias pautas, principalmente a do Estatuto da Polícia Civil. Carlesse e membros de sua equipe conversaram, explicaram a posição do governo e pediram agilidade nas matérias.

O governo teria pedido que seja protocolada ainda hoje uma PEC que trata da inamovibilidade de delegados, algo que já era temido dentre a categoria. A reunião teria sido para colher as assinaturas para dar entrada na PEC. Uma lista teria sido passada na reunião. Deputados contaram ainda que a intenção é quebrar todos os intertíscios, suprimir os prazos e fazer uma votação sumária em sessões extras.

Na prática a PEC pretende alterar a constituição para que os delegados possam ser “transferíveis” e possam ser removidos. A intenção da PEC vem após semana passada durante uma Operação o irmão de um deputado ter sido preso erroneamente.

“O clima é de terror na Casa porque essa PEC coloca os deputados em confronto com os deputados”, afirmou um parlamentar á Gazeta. Segundo ele, o governo “exigiu” que a PEC nascesse na AL.

Outro assunto do encontro foi para que os parlamentares votem ainda hoje o Estatuto da Polícia Civil e inclusive a Medida provisória 02 que trata do congelamento dos direitos dos servidores. Uma audiência pública foi marcada para amanhã para discutir a MP mas sindicalistas ainda temem que ela possa ser votada ainda hoje.

Outro parlamentar relatou á Gazeta que o secretário de Segurança Pública, Cristiano teria acenado para um possível diálogo com as categorias da Polícia mas o governador teria sinalizado gestualmente para os deputados que não.

Os deputados novatos ficaram perplexos com o clima da reunião e quando a lista era “empurrada” para os deputados assinarem um dos que não teria assinado foi Eduardo do Dertins.

Oficialmente nenhum deputado que estava na reunião nem mesmo o governo irão comentar o clima. A Gazeta conversou com vários deputados que participaram do encontro e que desabafaram sobre o que houve. ” O governador esteve entre nós deputados, conversando sobre as matérias do Executivo que estão na Casa e, como nosso ex-colega, fazendo uma visita ao Legislativo”, disse a deputada líder do governo, Valderez Castelo Branco.

A Gazeta já acionou a Assessoria de Imprensa do governador pedindo um posicionamento oficial sobre o que houve na reunião a portas fechadas.

Todas as informações de bastidores foram repassadas por deputados que estavam na reunião.