A internet tem sido muito usada pelos consumidores na hora de comprar algum produto. O internauta está cada vez mais conectado e bem informado; e a compra online tornou um hábito comum para muitas pessoas, principalmente entre os jovens. Com o objetivo de informar e orientar este público sobre os direitos e riscos na hora de adquirir um produto no comércio virtual, o Procon Tocantins, por meio do Núcleo de Atendimento de Araguaína, realizou na manhã desta segunda-feira, 15, uma palestra educativa para alunos do ensino médio da Escola Sesi.
O diretor do Núcleo de Atendimento de Araguaína, Manoel Messias, destacou que o preço mais acessível, comodidade na hora de comprar e agilidade, são algumas das vantagens do comércio eletrônico. Características que têm atraído ainda mais os jovens na hora da compra pela internet.
“A internet está moldando cada vez mais o consumidor, quando trata-se de liberdade de comprar quando e onde quiser, o que facilita a tomada de decisão. Percebemos o jovem mais vulnerável nas relações de consumo entre consumidores e fornecedores, quando não há informação do consumo consciente e sobre seus direitos”, explicou Manoel.
Na ocasião, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o que é o direito de arrependimento, prazo para troca e devolução, e como proceder em caso de propagandas enganosas. Eletrônicos, produtos de maquiagens e acessórios são os produtos mais comprados pelos alunos na internet.
“De janeiro até agora, o Procon Tocantins já registrou 384 reclamações só de compras pela internet. Por isso a importância de trabalhar com os jovens a conscientização dos seus direitos e que busquem o órgão de defesa do consumidor para denunciar”, ressaltou a coordenadora de Educação para Consumo, Renata Vasconcelos.