A Capital mantém 12 casos confirmados de Covid-19, soma um total de 240 descartados e 664 notificações para síndromes gripais. Os dados são do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19), responsável pela publicação diária do Boletim.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a partir do dia 23 de março, todos os pacientes com sintomas de gripe passaram a figurar na ficha de notificação municipal como casos suspeitos de Covid-19.

Coeficiente de Incidência

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, divulga o coeficiente de incidência (CI) por 100.000 habitantes, calculado com base na projeção do IBGE para 2020. O maior CI (4,01/100.000) foi registrado no sábado, 04, e permanece neste domingo. Palmas apresenta um número acima da média da região Norte que é de 3,5 por 100.000 habitantes. A atualização das informações foi feita neste domingo, 05, às 18 horas .

A previsão é que nas próximas semanas esse índice se eleve e, por isso, as medidas de prevenção e enfrentamento devem ser intensificadas, como a manutenção do distanciamento e isolamento social e o uso de máscaras pela população. Levando em consideração a escassez de máscaras cirúrgicas e que, em virtude disso, o seu uso deve ser priorizado por profissionais da Saúde, a população pode optar por máscaras feitas de tecidos, que também proporcionam proteção, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Reforço em medidas preventivas e de conscientização

Desde a última sexta-feira, 03, a Prefeitura de Palmas intensificou o trabalho de prevenção e conscientização das pessoas que estão desrespeitando as medidas para o isolamento social. Para isso passou a desligar a iluminação pública no Parque dos Povos Indígenas, Praia da Graciosa e no Ginásio Ayrton Senna.

O trabalho está sendo realizado por equipes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). A ação é necessária para impedir a aglomeração de pessoas, que nos últimos dias estão descumprindo com mais frequência as recomendações de isolamento, reunidos em grupos para aproveitar os espaços como lazer ou prática de exercícios.

As luzes permanecerão desligadas até as 22 horas, e após esse período a iluminação é restabelecida, pois a maioria das pessoas já não frequenta os locais após esse horário. E também por questão de segurança, para evitar que indivíduos com segundas intenções, aproveitem do desligamento das luzes para praticar atos errôneos, de acordo com a Sesmu.

As equipes da Guarda Metropolitana Municipal (GMP) estão nas ruas todos os dias para se fazer cumprir as normativas do resguardo social, mas a população precisa ser responsável e compreender a gravidade de não seguir as recomendações de segurança, lembrou a superintende da Guarda Metropolitana de Palmas, Leticia Bordini.

A Sesmu e a Seisp, que estão na linha de frente dessas novas medidas de contenção, informaram que o desligamento das luzes é temporário, e é possível que a situação se repita em outros pontos da cidade, quando identificada o localidade com aglomerações de pessoas.

A população pode acionar o atendimento das forças de segurança por meio dos números no 153 e 190, ao notar que entre outras coisas, há pessoas descumprindo a política essencial de isolamento social, durante o período de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).