Os olhos podem ajudar a identificar sinais de que você precisa cuidar da sua saúde

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 16/05/2019

Última atualização em 16/05/2019 10:53

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Você sabia que visão embaçada, desconforto visual e olhos vermelhos em alguns casos não estão ligados à doenças na visão?

 

Os olhos podem ajudar a identificar sinais de que você precisa cuidar da sua saúde. Em uma consulta com o paciente, o oftalmologista pode detectar outros problemas de saúde e encaminhá-lo para outros especialistas.

 

Diabetes, doenças vasculares, Hipertensão, Hipoglicemia, câncer de pele são algumas das doenças que se manifestam pelos olhos, como explica, o oftalmologista, Juliano Perfeito.

 

“Os olhos dizem muito sobre a saúde de uma pessoa. O exame do fundo do olho pode identificar diversos problemas de saúde. Em alguns casos, o paciente não consegue identificar a doença, porque são doenças silenciosas. Dor de cabeça e nos olhos e visão embaçada são alguns dos sintomas que aparecem quando essas doenças estão avançadas.”

 

Diabetes

 

O diabetes é uma das doenças que se manifesta pelos olhos. Os globos oculares sofrem quando a taxa de açúcar permanece elevada.

 

A retinopatia diabética é a primeira causa da perda de visão em adultos de 20 a 65 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). E uma a cada dez pessoas evoluem com o comprometimento grave da visão.

 

A prevalência de qualquer grau de retinopatia em pessoas com diabetes é de 35% enquanto que a proliferativa é de 7%, de acordo com a SBD.

 

Caracterizada por alterações nos vasos sanguíneos da retina, a retinopatia diabética se apresenta por meio de lesões ou edemas que podem causar desde pequenos sangramentos até a redução e a perda da visão, como explica o oftalmologista, Juliano Perfeito.

“Pequenas hemorragias e inchaços na retina, bem como descolamento na mesma, hemorragias vítreas (sangramento dentro do globo ocular) e até cegueira total constituem o quadro de evolução da retinopatia diabética. Essas manifestações aparecem geralmente dez anos após o diagnóstico.”, finaliza.

Texto: Rita Coelho

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Marketing: Ana Negreiros

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]