Maju Cotrim
O secretário-geral do Partido Progressistas no Tocantins, Robson Ferreira conversou com a Gazeta sobre a situação do partido para as eleições. A legenda é a segunda maior em números de filiados no Estado.
Atualmente o PP tem a deputada estadual Valderez Castelo Branco e o ex-deputado e atual secretário do governo, Lázaro Botelho. Um dos maiores patrimônios do partido e o tempo de TV.
Situação do Lázaro: volta ou não volta para a Câmara?
“Está sendo feito neste momento uma construção política que envolve o mandato do deputado Eli Borges e a possível ida do Lázaro para essa vaga que hoje é ocupada por ele num trabalho que eles estão construindo juntos. Era um processo feiro pelo Palácio para fortalecer o Lázaro e beneficiar o Estado… agora é um trabalho entre os dois parlamentares numa costura de proveito para o Estado e ambos os parlamentares”, pontuou.
Ele completou ainda: “Transformar uma vaga em duas: ao invés de ter uma simples troca será uma soma: o Eli não perde a conquista do trabalho que ele na pontuou e o Lázaro vem para se somar a isso com mais recursos e possibilidade de apoio para obras e projetos”, disse.
Na opinião dele, Eli tem uma atuação consolidada em Brasília e Lázaro consegue reconectar rapidamente o que ele tem por causa do partido e somar com o que o Eli vem fazendo.
Eleições em Araguaína
Questionado sobre a posição do PP para as eleições em Araguaína ele disse que o cenário ainda é complexo. “Araguaína tem uma importância enorme para o partido…governamos Araguaína por oito anos… existem três aspectos para analisar sobre a atuação na cidade: uma questão partidária, o mandato do Lázaro e sua relação com a cidade e a Valderez”, citou.
“Valderez e a nossa principal figura política na cidade e não tem como se discutir qualquer questão de Araguaína sem ser com a Valderez. Neste momento o partido não teve nenhum tipo de conversa com Os que colocaram o nome até agora”, disse. A legenda tinha uma construção com César Halum que desistiu de disputar.
“Temos uma visão hierarquizada sobre o processo político, não faremos essa discussão sobre Araguaína descasada com o Carlesse. Nossa relação é muito íntima com o Palácio”, afirmou.
Para ele, o processo de construção de candidaturas em Araguaína está em curso e ponderou: “uma candidatura própria acontecerá se for uma posição de um grupo”, disse.
Na visão dele, no grupo do atual prefeito Ronaldo Dimas a disputa é pelo legado. Ele analisou ainda que é preciso analisar não só os nomes mas os projetos.
Eleições em Palmas
O PP é o partido sondado para receber o vice governador Wanderlei Barbosa que estuda se vai mesmo sair candidato á prefeitura de Palmas. O vereador da legenda em Palmas, Milton Neris chegou a anunciar desfiliação porque também quer disputar a prefeitura.
“Wanderlei e vice governador, é um dos nossos líderes. Não podíamos fazer qualquer movimento em Palmas sem estar com isso bem resolvido com o Wanderlei. Desde que ele disse que ia para o PP ele nunca teve outra conversa dizendo algo diferente. Não houve uma mudança de conversa”, disse.
“Acho maduro o posicionamento dele neste momento, ele foi muito sereno ao afirmar que não será candidato a qualquer preço e que isso tem que ser uma candidatura de grupo. Enquanto ele não fez essa nova conversa com o partido continuamos de portas abertas”, disse.
“Não podemos ser oportunistas do grupo, o partido está parado em Palmas esperando decisão do Wanderlei e vemos isso como natural”, pontuou.