Foto – Divulgação

A chef de cozinha tocantinense Débora Almeida está dentre os indicados para concorrer ao Oscar da Gastronomia, o Prêmio Dolmã, que anunciará os vencedores em solenidade que acontecerá no dia 12 de agosto, na cidade de Macapá (AP). Ela concorre na categoria estadual, classificou-se em primeiro lugar como finalista e a votação online pode ser feita através do link https://pt.surveymonkey.com/r/votacaointernautaschefsestaduais2022, até o dia 11 de agosto.

 

Atualmente com 30 anos de idade, Débora nasceu em Tocantinópolis e atualmente reside em Palmas. É graduanda do curso de gastronomia e já trabalhou em restaurantes da cidade, bem como em buffets e eventos relacionados à gastronomia, mais especificadamente à gastronomia que valoriza produtos tocantinenses e brasileiros.

 

Foi vencedora do Festival Gastronômico de Taquaruçu nos últimos quatro anos na categoria Prato Salgado. Foi classificada em primeiro lugar como finalista do Prêmio Dolmã 2002 ao apresentar o prato “Por do sol”, uma posta de pirarucu com purê de abóbora da terra, farinha de beiju e creme azedo. “É um prato que, assim como o nosso por do sol, leva autenticidade. São ingredientes que tornam ele único e regional, unindo o doce, salgado, amargo e o azedo de uma maneira delicada”, destaca a chef.

 

Concurso

Como pré-seleção ao Dolmã, o concurso gastronômico Enchefs Tocantins 2022 aconteceu no mês de maio, no Senac Tocantins, recebendo um total de 10 inscrições.

O tema do evento neste ano é “Sabores e Saberes” e a proposta é de mobilizar os chefs de cozinha/cozinheiros e os profissionais da coquetelaria a valorizarem as suas atividades, através de uma titularidade de reconhecimento estadual. A proposta é também de mobilizar todos os profissionais, através do uso de insumos típicos regionais, a valorizar a história, a cultura, o turismo e a economia local, tendo como elo a gastronomia.

 

A titularidade de Chef Embaixador é vitalícia e representa a evolução do status da profissão de cozinheiro que passa a ter representação no estado, como também tem a responsabilidade de influenciar e motivar diretamente outros profissionais a se tornarem e verem como agentes de cultura, turismo e desenvolvimento econômico.

Por Cinthia Abreu/Assessoria