Foto – Divulgação

O Oscar da Gastronomia – Prêmio Dolmã – anunciará os vencedores em solenidade nesta sexta-feira, 03, diretamente de Belém (PA), como parte da programação do Festival Enchefs Brasil. O público em geral pode acompanhar o evento pelas redes sociais do Enchefs Brasil.

Do Tocantins, a chef de cozinha Ruth Almeida é finalista da categoria Nacional, que vai escolher a melhor chef de cozinha do Brasil. Ela é única mulher na disputa, que conta ainda com os chefs chef Deocleciano Brito (Acre), Rafael Bruno (MA), chef Gilmar Borges (GO), chef Pedro Alex (RJ) e chef Rodrigo Bernardes (PR). A competição passa por diversos critérios para decidir quem será o grande vencedor, como o júri popular, experiência profissional e histórico de carreira.

Ruth Almeida já está no Pará desde a última terça-feira, 30, pois os Chefs Embaixadores e os Chefs Indicados ao “Oscar da Gastronomia” participam de uma imersão na cultura e na gastronomia paraense, além de participarem da edição nacional do Fórum Brasileiro, onde será apresentado e discutido temas sobre os biomas das regiões do Brasil, como estão sendo explorados e preservados.

Foto – Divulgação

O festival é a reunião dos chefs indicados ao Prêmio Nacional Dólmã, dos chefs embaixadores, dos coordenadores dos Enchefs Estaduais e dos chefs locais, estudantes, empresários, gestores de entidades públicas e privadas e também de apreciadores da gastronomia de todo o país. Durante a execução do evento, são realizadas Intervenções Gastronômicas, Aulas Show, Encontros Científicos, Palestras, Degustações. O festival busca valorizar a cultura, o turismo e desenvolvimento da economia local e nacional.

Perfil

Chef de cozinha, consultora, pesquisadora da culinária afroindígena, Ruth já foi quebradeira de coco, doméstica, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”.

Por Cinthia Abreu – Assessoria