Candidato a prefeito de Porto Nacional – Otoniel Andrade – Foto: Eidimarques Vaz

Implantar um parque aquícola no lago da Usina de Lajeado, em Porto Nacional, gerando emprego e renda para a população. Foi o que defendeu o candidato a prefeito do município, Otoniel Andrade (PTB), em reuniões realizadas na noite desta quinta-feira, 1, com moradores dos setores Alto da Colina e Jardim Querido.

A criação e implantação do parque aquícola, segundo ele, seria apenas a primeira fase do projeto. Em um segundo momento serão atraídas empresas para o processo de industrialização do pescado, sendo que as duas etapas vão gerar emprego para os portuenses, com a consequente movimentação da economia local.

“A tilápia é um dos peixes mais consumidos no mundo, e nós temos água em abundância e um clima adequado para a criação desse pescado. Portanto, não estou vendendo sonho; é perfeitamente fazer isso aqui, como o município de Brejinho de Nazaré já fez. Para isso, basta vontade política e experiência de gestão, o que já demonstrei que temos”, enfatizou.

O que é

De acordo com César Soares dos Santos, professor do Curso a Distância de Criação de Tilápias em tanques-rede, parque aquícolas são áreas mapeadas com o aval do Ministério da Pesca que podem ser requeridas por pessoas físicas ou jurídicas para exercerem atividade de piscicultura, dentro dos padrões e normas estabelecidos nos documentos de licenciamento ambiental.

Gestão eficiente

Nas duas reuniões, Otoniel destacou também a necessidade de uma aplicação correta e eficiente dos recursos públicos. “Em 2016, último ano da minha gestão, Porto Nacional foi o município tocantinense mais eficiente no uso dos recursos públicos”, lembrou.

A afirmação do prefeiturável está embasada no levantamento realizado anualmente pelo Instituto Datafolha, do grupo Folha de São Paulo, e faz parte do Ranking de Eficiência dos Municípios. “Podem pesquisar na internet, está lá. Agora, mais experiente, vamos fazer uma gestão ainda mais eficiente dos recursos públicos. Isso é respeito ao dinheiro que pertence ao povo portuense.”, concluiu.

“Na tarde desta quinta-feira, 1, participei de uma reunião no Jardim Municipal. Na oportunidade, lembrei que em 2016, último ano da minha gestão, Porto Nacional foi o município tocantinense mais eficiente no uso dos recursos públicos. Foi o que mostrou o levantamento feito pelo Instituto Datafolha, da Folha de São Paulo, e consta no Ranking de Eficiência dos Municípios. Agora, mais experiente, faremos uma gestão ainda mais eficiente.”