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Em busca de criar mecanismos para ser, cada vez mais, um canal efetivo de comunicação da Justiça com os cidadãos, a Ouvidoria Judiciária realiza, a partir deste mês de setembro, uma série de visitas institucionais e capacitação de servidores do Poder Judiciário em todo o estado.  Na tarde desta segunda-feira (4/9), a Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, deu início ao projeto pela Comarca de Natividade, região Sudeste do Tocantins.

Durante a visita, questões relacionadas a prazos, acessibilidade e a importância da Lei de Acesso à Informação foram debatidas junto aos servidores. A Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, ressaltou os avanços do órgão relacionados à reestruturação física e organizacional da Ouvidoria. “Buscamos ações para a melhoria do nosso trabalho para oferecer aos cidadãos o atendimento com excelência”, disse.

Ainda segundo a magistrada, 80% dos casos atendidos pela Ouvidoria Judiciária do Tocantins são resolvidos no ato. “Devemos buscar o aperfeiçoamento constante e fomos o primeiro órgão do Tribunal de Justiça a realizar a pesquisa de satisfação para comprovar a eficiência dos serviços prestados. Nosso objetivo é quebrar paradigmas, fortalecendo a cultura do acesso, da transparência e da publicidade dos atos”, afirmou a ouvidora.

Para a diretora do Foro da Comarca de Natividade, juíza Edssandra Barbosa Lourenço, “é crescente os investimentos de todas as instituições públicas no acesso à informação porque a população está cada vez mais ciente dos seus direitos. Acompanhei a trajetória do Poder Judiciário e a estruturação da Ouvidoria tocantinense representa um importante passo nessa evolução”.

A servidora  Núbia  Regina Silveira também frisou a importância do encontro. “Orientar sobre a Lei de Acesso à Informação nos passa a segurança necessária para o repasse de informações aos jurisdicionados. Tanto a capacitação quanto a visita institucional nos incentiva a buscar cada dia mais aproximar o cidadão do Poder Judiciário e ouvir o que o jurisdicionado tem a nos dizer”, disse.

Segundo o cronograma, as próximas unidades do Judiciário a receberem a equipe técnica da Ouvidoria são as comarcas de Arraias e Paranã.

Atendimento

Canal de comunicação destinado a dúvidas, reclamações, sugestões e elogios, a Ouvidoria Judiciária do Poder Judiciário atende pelo 0800 6444 334, por e-mail ([email protected]) ou por carta para o endereço Palácio Rio Tocantins, Praça dos Girassóis, S/Nº, Palmas – Tocantins, CEP 77015.007

As 42 comarcas do Tocantins possuem totens de atendimento da Ouvidoria Judiciária instalados e em funcionamento.

Fonte: TJTO