Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

A diretoria técnica do Hospital Regional de Araguaína (HRA), na região norte do Tocantins, publicou um comunicado interno informando que alguns pacientes internados na unidade hospitalar com outras patologias foram contaminados pelo Coronavírus. (Veja no final da matéria)

O documento tem a data de 16/6 deste ano e é assinado por Sérgio Nogueira Aguiar, diretor técnico do Hospital e a imprensa tomou conhecimento nesta quinta-feira, 18.

Conforme diz o comunicado que os pacientes deram entrada no hospital por conta de suas patologias de base.

“Estes pacientes, suspeitos, ou positivos, adentraram no HRA por suas patologias de base, mão Codiv-19, foram contaminados e muitos encontram-se assintomáticos ou com sintomas de Covid-19, porém precisam ser assistidos por suas patologias diariamente, assim como assistência para os sintomas da Covid-19”, afirma o comunicado.

A informação foi dada em primeira mão pelo Jornal do Tocantins.

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Tocantins. Em nota o órgão  informou que atualmente há 28 pacientes positivados por COVID-19 no Hospital Regional de Araguaína (HRA), sendo que todos esses pacientes estão devidamente isolados e sendo assistidos pelos profissionais de suas patologias de base, associando-se às intervenções/prescrições assistenciais da COVID-19 pelo protocolo vigente.

Em eventuais casos de urgências ou emergências com os mesmos, é acionado também o médico assistente do Pronto Socorro.

A SES enfatiza que a equipe multiprofissional do HRA segue avaliando o quadro clínico (estabilidade clínica) destes pacientes e, segundo conduta médica, formalizando pedido de transferência para uma unidade hospitalar para assistência em leitos clínicos COVID-19, uma vez que o Hospital Regional de Araguaína é referência, momentaneamente,  para pacientes graves (perfil indicativo de UTI).

A SES reforça que a infecção por Covid-19 já foi considerada pelo Ministério da Saúde, por transmissão comunitária em todo o país e o município de Araguaína, pelos boletins epidemiológicos diários, é o epicentro dos casos no Estado, o que leva-se a concluir que pacientes podem ser regulados e/ou admitidos no HRA com o vírus, uma vez que a literatura é pacífica em afirmar que em 80% dos casos, os pacientes não apresentam sintomatologia (assintomáticos).

Por causa deste cenário, o HRA tem adotado, por todas as especialidades médicas, o acionamento de protocolos de segurança, com a testagem de todos os pacientes que apresentem sinais e sintomas da Covid-19 e uso de Equipamento de Proteção Individual para as equipes multiprofissionais.

Veja o comunicado

Divulgação