Espaço atende urgência e emergência pediátrica em Araguaína, no Tocantins
A caçula da contadora Jéssica Sousa, a pequena Ana Luiza, de 3 anos, deu um susto na família em outubro passado. Um diagnóstico de pneumonia deixou todos preocupados. “Ela estava passando muito mal e corremos para o PAI, onde fomos rapidamente atendidos e tranquilizados”, relembra a mãe.
Durante um dia, a criança ficou sob os cuidados dos profissionais da unidade, recebendo todo o acolhimento necessário para que a família pudesse dar continuidade à assistência em casa. “Gostei muito de todo o tratamento. Todas as dúvidas foram tiradas. Também nos deram orientações para melhorar a saúde da minha bebê. Tudo muito organizado”, agradece a Jéssica.
O PAI – Pronto Atendimento Infantil de Araguaína foi entregue pela Prefeitura em março de 2022 e, ao final do ano, já contabilizava quase 31 mil atendimentos e 137.235 exames realizados.
O espaço, onde antes funcionou o Hospital Municipal de Campanha, oferece uma estrutura moderna e equipada. Com o objetivo de deixar o ambiente mais leve e com mensagens de empatia e cuidado, ele foi montado combinando elementos lúdicos à assistência à saúde.
“Era um sonho que se tornou realidade: atender as crianças separadas dos adultos, em um lugar mais tranquilo e feito para as crianças. O PAI é mantido 100% com recurso da Prefeitura e faz o atendimento dos moradores de Araguaína e de todas as outras cidades da região. Tenho muito orgulho da equipe que atende o rico e o pobre com a mesma qualidade e atenção”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.
A unidade concentra atendimentos em Pediatria, tornando-se referência para a população e região; possui três consultórios médicos para atendimento, uma ala de medicação e nebulização, uma sala para realização de pequenos procedimentos, farmácia, sala de raio X e salas amarela, vermelha e de isolamento.
Custeado pela Prefeitura Municipal e vinculado ao SUS – Sistema Único de Saúde, o pronto atendimento é gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e é equipado para atender uma média de 150 pacientes por dia.
Para garantir qualidade ao atendimento, a organização social implantou estratégias de melhoria de fluxos e processos e de modernização da assistência, a partir de ferramentas que dão mais agilidade e eficiência aos atendimentos.
“Hoje, ao olharmos para os primeiros meses do PAI, ficamos orgulhosos pelos resultados e reconhecimentos. Mas sempre lembramos que isso é só o começo dessa história. Temos muito mais a oferecer para a população, melhorando e buscando excelência no serviço, no pessoal e na estrutura”, destaca Meire Fonseca, superintendente geral do ISAC.