Matéria atualizada em 26/01/2019 às 14h32

Um remédio essencial para o crescimento de crianças e adolescentes está mais uma vez em falta na farmácia da rede pública do Estado. Preocupados com a escassez do medicamento, fato importante que pode comprometer o desenvolvimento dos usuários que depende do hormônio do crescimento – a somatropina, dezenas de pais se juntaram na manhã desta terça-feira, 26, na Praça dos Girassois, em Palmas, para cobrar providências ao Governador Mauro Carlesse.

O medicamento é de uso contínuo para tratamentos do crescimento e desde julho de 2018, os pais contabilizam seguidos períodos de falta do remédio na Assistência Farmacêutica, de responsabilidade do governo do Estado. Desta vez, o medicamento está em falta desde janeiro.

De acordo com médico pediatra Regynaldo Telles, que acompanha algumas crianças que fazem o tratamento com a somatropina, as constantes falhas na distribuição do medicamento prejudica o bom desempenho da medicação no organismo do paciente. “Desde o início de junho do ano passado, observamos a luta dos pais para pegar a medicação dos seus filhos. De junho para cá, a medicação já faltou em cinco períodos diferentes. Os pais ficam aflitos com essa situação, pois sabem que o tempo é precioso para ter resultado positivo no tratamento, é necessário usar o remédio diariamente e de forma contínua durante o período estabelecido pelo médico”, explica o profissional desabafando sua indignação.

Manifestação – Divulgação

A contadora Magali Violato, mãe do Luís Miguel Violato, 11 anos,  foi orientada pelo médico a dar o medicamento para o filho por um período de, pelo menos, cinco anos. Desde os nove anos Miguel usa a medicação, porém, o menino já teve que interromper o tratamento várias vezes neste ano, pela a falta do remédio. “Neste último ano, o Miguel deixou de crescer, além de ter desenvolvido diabetes pela instabilidade do tratamento. Me sinto impotente numa situação dessa, pois a minha a família não tem condições de comprar o medicamento, implicaria num gasto mensal de aproximadamente R$ 4 mil”, lamenta.

Importância do remédio

A somatropina é uma forma de hormônio do crescimento importante para o desenvolvimento de ossos e músculos. Ela é utilizada para o tratamento de falhas no crescimento, tanto em adultos quanto em crianças que apresentem deficiência na produção natural de hormônios.

Isso inclui pessoas com falência crônica nos rins e diversas síndromes relacionadas ao déficit de crescimento. A somatropina também costuma ser utilizada para evitar a perda de peso excessiva em pacientes que sofram de doenças crônicas, como a AIDS.

Por ser um hormônio importante no corpo, a falta de somatropina pode afetar gravemente a qualidade de vida do paciente. Os efeitos negativos associados à deficiência do hormônio do crescimento podem levar a doenças graves e dificuldade de interação social adequada.

O outro lado

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em nota o órgão informou que tentou realizar compra do medicamento Somatropina para continuidade do tratamento dos pacientes atendidos na Assistência Farmacêutica do Estado, mas o processo licitatório deu deserto, quando nenhum fornecedor teve interesse em apresentar proposta de venda ao Estado. Um novo processo licitatório está previsto para ser realizado no dia 01 de março.