Pérola Venâncio

Sonhos indo por água abaixo! Responsáveis por jovens atletas tocantinenses têm pedido visibilidade para o esporte. Segundo eles, faltam apoio e subsídio do Governo do Estado, tirando a oportunidade de grandes promessas esportivas chegarem ao topo!

“O Tocantins tem muitas modalidades de esporte que se destacam! mas sem apoio algum do governo, fica difícil levá-los adiante” disse Lilia, mãe da jovem nadadora Vitória Gabriela, de 14 anos. Campeã número 1 na modalidade nado de costas, nos Jogos Estudantis do Tocantins e em vários outros campeonatos.

“Estamos desamparados”

Lila falou sobre as dificuldades de manter a filha no esporte. Ela afirma que precisa custear tudo é que muitas vezes só consegue através de patrocínio de terceiros. “Quando temos viagens para competições, somos obrigados a pedir para políticos conseguirem ônibus ou outro tipo de ajuda” disse a mãe.

Vitória Gabriela faz aulas de natação na escola pública onde estuda em Palmas, Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais, mas também precisa praticar por mais tempo em um clube particular, também custeado pela mãe.

“Em ano político, é importante fazer alarde em cima disso, só assim para os políticos verem!”destaca lilia. “A gente precisa de todo um equipamento, material, uniforme, às vezes aula. Quando não conseguimos pagar, nós perdemos competições que representaria o estado” conclui.

Theodoro Dantas, pai do jovem esportista Arthur Lins Dantas, também falou sobre as dificuldades enfrentadas. Ele diz que também já foi atleta, mas teve que desistir por não ter tido apoio. “Temo que meu filho tenha que parar de praticar esportes por falta de apoio do governo, graças ao desempenho do Arthur, hoje não pagamos mensalidade nas academias, mas ainda é difícil durante os campeonatos” relata o pai.

(Theodoro carregando a tocha olímpica nas Olimpíadas do Rio, em 2016)

Arthur Lins Dantas tem 14 anos, ele pratica natação e Jiu-jitsu, já jogou futebol, mas teve que parar também por falta de apoio.

“Mesmo sendo um atleta muito novo, tenho minhas metas pré definidas, uma delas é chegar as olimpíadas, e isso é questão de tempo” Arthur disse confiante.

Com uma rotina intensa de treinamentos nas duas modalidades esportiva que pratica, Arthur tem patrocínio das academias na qual frequenta. Estuda no colégio Militar do Tocantins, treina musculação na academia HIIT, jiu-jitsu na Gracie Humaitá e natação no clube APANAT.

Um exemplo

Rayssa Leal, a fadinha do skate, é uma atleta maranhense que aos 13 anos chegou na Olimpíadas 2021, em Tóquio, como uma promessa da modalidade. Poucos dias depois, deixou a capital japonesa como medalhista olímpica de prata – a mais jovem da história do Brasil – e um dos nomes mais comentados do esporte nacional do momento.

Rayssa Leal sorri com a medalha de prata do skate street feminino — Foto: Patrick Smith/Getty Images

Ainda neste ano Vitória e Arthur participaram de campeonatos importantes para suas carreiras, caso alguém queira ajudar, basta contatar os responsáveis nos números:

Theo Dantas (pai do Arthur) (63) 9238-6661

Lilia (mãe da Vitória) (63) 9248-1682

Nota do Governo

A reportagem da Gazeta procurou a Secretaria Estadual de Esportes e Juventude do Tocantins para dar respostas sobre o assunto. Em nota, a assessoria afirma que a falta de apoio se dava pelo fato de que não havia uma secretaria exclusiva para os esportes. A pasta foi criada ainda neste ano na gestão definitiva do governador Wanderlei Barbosa, após o escândalo de corrupção da gestão anterior

“NOTA

05/04/2022

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude do Tocantins (Sejuv), esclarece que, após anos sem uma secretaria voltada exclusivamente para os esportes e a juventude, o governador Wanderlei Barbosa, assim que assumiu a chefia do Executivo, determinou a criação da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude do Tocantins, concretizando seu compromisso com o desenvolvimento das diversas modalidades esportivas no Tocantins. A Sejuv assume então o papel de planejar, coordenar e executar as políticas públicas estaduais voltadas ao esporte, lazer, esporte socioeducativo e de promoção do protagonismo juvenil.

Mesmo passando a existir há pouco mais de dois meses, a Sejuv já trabalha com projetos de apoio e estruturantes para o esporte no Estado. Já lançou o 1º Copão do Tocantins de Futebol Amador, com mais de R$100 mil em premiação e que contará com mais 5 mil participantes distribuídos entre mais de 250 equipes. Também o Tocantins Olímpico, em fase de construção, que vai fomentar e incentivar as escolinhas de futebol nos municípios e incentivar também o futebol de base, basquete, voleibol e demais modalidades esportivas que, agora podem contar com a parceria e cooperação institucional do Governo do Estado, por meio da Sejuv.

Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Sejuv), Governo do Tocantins.”