Palestra aborda emagrecimento e fitoterapia nesta sexta-feira

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 05/05/2017

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

fitoterapia e emagrecimentoComo parte da programação do II Workshop de Fitoterapia e Plantas Medicinais, ocorre, nesta sexta-feira (05), às 19h, a palestra Emagrecimento e Fitoterapia com a nutricionista Sandra Maria Rosa de Aguiar. O objetivo da palestra é abordar a articulação entre Fitoterapia e a prática clínica da nutrição na prescrição dietética, levando em consideração as resoluções e orientações do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).
De acordo com Sandra, a importância da palestra está em tratar sobre a obesidade, que já é considerada uma epidemia mundial. “Fora isso, existe a questão da Fitoterapia ser a medicina integrativa que mais cresce ao longo dos anos, o que é um fato relevante devido a evolução dos estudos científicos na área da eficácia de plantas medicinais”, afirma.

A nutricionista explica que o uso da Fitoterapia no emagrecimento deve ser muito bem pensado. “A Fitoterapia pode auxiliar no emagrecimento desde que seja considerado que a gênese da obesidade é multifatorial e que envolve complexos mecanismos e, portanto, a escolha e o uso de fitoterápicos como tratamento complementar precisa ser planejado com muita cautela e com foco na situação fisiológica do paciente e não como recomendação genérica em emagrecimento “, assegura.

Os fitoterápicos apresentam indicações (informações de uso, ações terapêuticas, administração) e contra-indicações que devem ser respeitadas pelos profissionais que prescrevem. Além disso, existe uma lista de  fitoterápicos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com essas informações.

Sandra recomenda o uso dos fitoterápicos para emagrecimento, pois têm apresentado bons resultados em tratamentos, além de serem mais baratos e haver uma disponibilidade maior de matéria-prima. Ela ressalta, no entanto, que é fundamental que os interessados procurem um profissional para que ele possa fazer o diagnóstico corretamente. Na palestra, a nutricionista vai abordar a medicina tradicional, como a chinesa e indiana, que busca tratar o doente e não a doença.

Programação 

Além dessa, ocorrerá a palestra “Depressão, ansiedade e tratamento medicamentoso”, com o psicólogo Nereu Gomes Neto, às 20h30, também no bloco D, do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os interessados nas palestras podem se inscrever durante o credenciamento do evento, às 18h. No sábado, às 7h30, ocorrerá uma visita técnica à Horta orgânica e Sistema agroflorestal, da empresa Terra Viva.

O II Workshop de Fitoterapia e Plantas Medicinais é organizado pela Liga Acadêmica de Plantas Medicinais e Fitoterapia (Lafito) e é um evento voltado para a explanação da Fitoterapia, ainda desconhecida por muitos, bem como seus benefícios e utilidades.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]