Foto – Regiane Rocha

Somente entre os meses de janeiro e junho de 2021, o Ecoponto de Pneus de Palmas garantiu a destinação adequada de 795 toneladas de pneus velhos, segundo balanço da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).

Na última segunda-feira, 16, uma carga de 15 toneladas de pneus sem serventia deixou o Ecoponto de Pneus da Capital para reaproveitamento. Essa carga é correspondente apenas ao carregamento de um caminhão.

Durante os anos de 2020 e 2021, 4,2 mil toneladas de inservíveis foram entregues à cooperativa, que direciona os carregamentos a indústrias que usam a borracha como fonte de energia ou matéria-prima. A carga é direcionada pela Reciclanip, entidade sem fins lucrativos que serve de elo entre pontos de coleta de pneus sem utilidade nos municípios e a indústria que realiza seu reaproveitamento.

A destinação adequada evita que este tipo de resíduo seja direcionado ao meio ambiente. Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), um pneu pode levar, pelo menos, 600 anos para se decompor na natureza.

Qualquer pessoa pode colaborar com essa cadeia de retorno à indústria de pneus (logística reversa) entregando pneus de bicicletas, veículos automotores e outros inservíveis de borracha. A cadeia de retorno desses resíduos atende ao Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip.

Em Palmas, o ponto de coleta oficial é o ecoponto localizado na Avenida I, quadra 129 A, lote 12, em frente ao Tênis Sesc, no Jardim Aureny I, região Sul de Palmas. O horário de funcionamento é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Borracharias, recapeadores ou cidadãos comuns podem direcionar os materiais inservíveis.

Fonte – Secom Palmas