A Prefeitura de Palmas lança nesta sexta-feira, 1º de abril, às 09 horas, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o vídeo ‘A Rede de Proteção no Combate à Violência Contra a Mulher’. O vídeo foi idealizado pelos membros do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav Mulher) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).
O objetivo do vídeo é apresentar o Rede de Proteção e as ações desenvolvidas pelo Nupav, bem como informar a sociedade sobre como buscar ajuda para interromper a violência contra a mulher e apontar os canais de denúncia disponíveis em âmbito municipal.
A solenidade terá a palestra ‘Mulher, Poder e Subjetividade’, apresentada por Roth Souza, psicoterapeuta, palestrante e escritor. A solenidade terá a palestra “Mulher, Poder e Subjetividade”, apresentada por Roth Souza, psicoterapeuta, palestrante e escritor. Na ocasião, a coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda e a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Palmas (Deam) Lorena Josephine Oyama, também farão a apresentação institucional do Nupav.
Nupav
O Nupav Mulher foi criado em 2008 e tem o intuito de promover discussões sobre promoção da saúde, prevenção e intervenção das violências; fortalecer a rede de proteção e atenção às pessoas em situação de violência; e também definir papéis dos serviços e atores da rede na corresponsabilização de cuidado de pessoas em situação de violência.
Compõem o Nupav Mulher: Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), Guarda Metropolitana de Palmas, Ministério Público do Estado do Tocantins, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/TO), Defensoria Pública do Estado do Tocantins , Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), Coordenação Distrital de Saúde Indígena Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), Hospital Geral de Palmas, Hospital e Maternidade Dona Regina, Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); Câmara Municipal de Vereadores de Palmas (Comissão da Mulher), dentre outras instituições no âmbito estadual e municipal.