O candidato a prefeito de Palmas pela coligação Coragem Pra Fazer Diferente, Raul Filho (PR) e seu vice-prefeito João Campos (PSC), estiveram com membros do Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Tocantins (Sirecom) na manhã desta segunda-feira, 26. Eles debateram sobre alta carga tributária na capital e a burocracia na emissão do alvará de funcionamento, além de apoio para projetos e eventos realizados pela classe.
O presidente do Sirecom, Davi Pereira, apresentou ao candidato republicano a dificuldade que os filiados encontram, na atual gestão, para emissão do alvará de funcionamento. De acordo com Davi Pereira, já é de praxe em todo o país o endereço de registro comercial para os representantes ser em suas residências. “É uma classe que não tem os benefícios trabalhistas de carteira assinada, seguro desemprego, décimo terceiro salário e férias. Por isso, os governantes precisam apoiar, pois eles [representantes comerciais] vivem de comissões”, explicou.
Raul explicou a política fiscal durante sua gestão. Ele detalhou a porcentagem do Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) na época 3%. Elevado pela atual gestão para 5%.
“Burocracia em exagero resulta em altas taxas de desemprego. Vamos acionar o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), para primeiramente tirar as pessoas da inadimplência, e depois analisar cada caso da emissão do alvará, tudo de acordo com o que determina a Vigilância Sanitária, para que os representantes comerciais voltem a ter o endereço comercial em suas residências”, garantiu.