O saldo de empregos formais em Palmas nos últimos seis anos ultrapassa os 3.800 empregos, o que coloca Palmas entre as 15 cidades que mais empregaram entre as 206 cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. Segundo o balanço ajustado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre janeiro de 2013 a fevereiro de 2018 o saldo de empregos formais registrados na Capital foi de 3.808, o que deixou a cidade na 14ª posição entre todas as cidades de médio porte do País.  Palmas está melhor colocada no ranking que as capitais Florianópolis (SC), Rio Branco (AC) e Vitória (ES).

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Kariello Coelho, que está à frente da pasta desde 2013, explica que o setor de serviços tem se fortalecido em Palmas e que o saldo positivo de empregos formais é resultado de estratégias adotadas pela Prefeitura de Palmas para fortalecer o comércio local.

Segundo Coelho, a criação de campanhas temáticas, como o Natal dos Sonhos, a Páscoa dos Sonhos e o Arraiá da Capital, por exemplo, estimularam a movimentação de palmenses e turistas beneficiando o comércio local. “Aumentamos as vendas nas lojas e transformamos muitos dos empregos temporários em empregos estáveis no ano seguinte graças ao clima que se criou na cidade com essas campanhas e ações voltadas para datas festivas e que favorecem o aumento das vendas nas lojas”, disse o secretário.

O professor de economia Waldecy Rodrigues, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), analisou os dados e os avaliou como bons indicadores do crescimento da Capital. Ele também os relaciona ações programadas pelo Município com fortalecimento da economia de Palmas.  “São 260 cidades dentro deste universo e Palmas tem realmente uma posição boa, com um desempenho que reflete esse processo de interiorização do desenvolvimento das cidades médias e também uma política acertada em termos de divulgação e marketing da cidade e de políticas públicas de apoio a investimento e negócios”, avaliou.

A formação de grupos de empresas cooperadas para dinamizar fatias do mercado local é apontada pelo professor como um reflexo dos investimentos feitos em Palmas. “A formação de alguns clusters importantes para a cidade no campo de atacado, da educação, no campo da saúde refletem isso”, disse.