Neste próximo domingo, 13/12, a BRK Ambiental dá sequência no cronograma da obra de ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tocantins, a ETA 006, que abastece 80% da população de Palmas. Nesta etapa da obra estão sendo realizadas três paralisações no abastecimento para que sejam feitas interligações de novas unidades do sistema de tratamento de água. A primeira aconteceu no último dia 6, a segunda acontece neste domingo (13/12), das 13h às 23h, e a próxima será no próximo dia 20/12.
A BRK Ambiental deu início à obra em 2019, um investimento de mais de R$ 28 milhões que irá tornar a capacidade de tratamento da estação duas vezes maior que a atual, beneficiando cerca de 80 mil famílias da Capital. Atualmente, a ETA 006 tem capacidade de produção de 750 litros de água tratada por segundo. Com a reforma, a estrutura poderá produzir até 1.500 litros por segundo. Além do objetivo de acompanhar o crescimento da população da capital nos próximos 40 anos, a ampliação visa também a modernização do tratamento, com a inclusão de equipamentos de medição instantânea de parâmetros de qualidade e acionamentos e visualizações remotas de várias etapas do processo de produção de água tratada.
Interrupções programadas
Para minimizar os impactos da interrupção do fornecimento de água, que deve ocorrer em todo plano diretor e região sul incluindo Jardim Taquarí, Flamboyant I e II, Buritis e Praia dos Buritis, durante as obras de interligação de novas unidades do sistema de tratamento, as equipes da BRK Ambiental analisaram os dias com menor tendência de consumo e os horários que favorecem a recuperação do sistema após a intervenção. Os trabalhos estão acontecendo desde o último domingo, 6, e seguem neste dia 13/12, das 13h às 23h, e normalização do abastecimento deve acontecer de forma gradual até as 7h da segunda-feira.
“A primeira parte deste trabalho ocorreu dentro do que planejamos e com certeza a contribuição de toda a população foi essencial para o sucesso desta ação. Vamos manter a equipe técnica mobilizada para garantir que as obras de interligação sejam executadas no menor prazo possível a fim de minimizar os impactos no abastecimento”, destaca Sandra Leal, gerente de Operações em Palmas.
Ela reforça que os clientes que têm caixa d’água devem manter o consumo ao mínimo necessário para que não falte água em seu imóvel durante as intervenções e para contribuir no processo de recuperação do abastecimento. “E caso o cliente perceba qualquer alteração na água, após o retorno do abastecimento, é importante entrar em contato com a concessionária por meio dos nossos canais de atendimento”, pontua Sandra.
Os clientes serão informados das interrupções por SMS, carro de som e comunicados em redes sociais. Para garantir o recebimento das mensagens, a concessionária reforça a importância de os clientes manterem seus cadastros atualizados. Qualquer dúvida durante as interrupções, o cliente também pode contatar a BRK Ambiental por meio do 0800 6440 195 ou ainda pelas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram).
Tratamento de água
Na Estação de Tratamento de Água (ETA) a água passa por diversas etapas de tratamento até ser distribuída e chegar à torneira do cliente. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas. Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após essas etapas, a água é distribuída para os reservatórios.
Fonte: BRK Palmas