Após 120 dias de monitoramento da Covid-19, Palmas registra mais 68 novos casos da doença nesta segunda-feira, 13, durante a mais recente rotina de exames que testou 270 pessoas. Agora, a Capital soma 2.890 casos da enfermidade, sendo que 1.743 foram recuperados, 23 estão internados e 26 foram a óbito por complicações causadas pela doença. A taxa de letalidade do município é de 0,8%.
O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) também aponta que até as 12 horas desta segunda-feira, Palmas totaliza 16.815 notificações para síndrome gripal, sendo que 7.102 diagnósticos foram descartados para o novo coronavírus. A taxa de infecção na Capital é de 1,48 na semana epidemiológica atual. Isto é, uma pessoa infectada pelo novo coronavírus pode contaminar até 1,48 pessoas saudáveis atualmente.
Um paciente do Pará que está em tratamento em Palmas teve seus dados retirados do Boletim Epidemiológico da Capital e encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para serem acompanhados no Estado e município de origem.
Dos 68 casos confirmados, todos os pacientes estão em investigação epidemiológica, três estão internados e 65 cumprem isolamento domiciliar. Além disso, cinco possuem comorbidades declaradas.
Testes
Na última rotina de exames para detectar Covid-19 dos laboratórios públicos e privados, 270 pessoas foram testadas por testes de rastreio e diagnóstico. O COE informa que o teste de rastreio é feito em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional e tem por objetivo apontar novos casos e quantidade de pessoas já tiveram contato com o novo coronavírus na Capital. O Laboratório Municipal de Palmas realizou 151 testes para rastreio e três pacientes tiveram diagnóstico positivo.
Para diagnóstico, 119 pessoas foram testadas. O Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) testou 31 pessoas e 11 tiveram diagnóstico positivo. O Laboratório Municipal fez seis exames e todos tiveram resultado negativo. A rede privada e as farmácias testaram 82 pessoas e 57 tiveram resultado positivo para a doença.
Internações
Até este domingo, 12, a taxa de ocupação de leitos públicos e privados da Capital era de 61,54%. Os leitos clínicos e privados estão 63,01% ocupados. Já as instalações das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) possuem 59,65% de taxa de ocupação dos leitos.
Estado de saúde
Em Palmas, 23 residentes do município estão internadas com Covid-19, sendo 18 estáveis e cinco graves. Há oito pacientes internados residentes da Capital suspeitos para Covid-19. O Boletim Epidemiológico traz informações de pacientes internados em Palmas provenientes de outras localidades. Confirmados para a doença somam 33 pacientes, sendo 23 graves e 11 estáveis. Outros oito pacientes suspeitos para o novo coronavírus e residentes de outros municípios/estados estão internados na Capital.
Contágio
Sobre possíveis fontes de contágio dos 2.890 casos, o Boletim informa que 1.395 (48,3%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 1.190 (41,2%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 115 (4%) foram infectados após viagem ou contato com casos de outros estados, 106 (3,7%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins, 77 (2,7%) estão em investigação epidemiológica e sete (0,2%) estiveram em viagem no exterior.