A Prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), candidata à reeleição, não concorda com o modelo em debate no Brasil com escolas exclusivas para crianças com necessidade especial. “Falo direto com os pais das crianças com alguma deficiência ou necessidade especial, não concordamos com esse modelo. Palmas tem uma educação inclusiva que melhora a cada dia, com professores exclusivos, salas com recursos especiais  e atividades físicas. Nosso objetivo é ampliar e melhorar o atendimento e criar um Centro de Apoio Integrado para atender as pessoas com deficiência, integrando paciente e família”, frisa Cinthia.

Cinthia argumenta que isolar as crianças com necessidade especial não parece ser uma medida eficiente, podendo aumentar o preconceito e atrasaria o seu desenvolvimento. “O Centro de Apoio Integrado atenderá as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, síndromes e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor,  com serviços multidisciplinares e profissionais das áreas de saúde e educação”, explica a prefeita de Palmas.

A proposta da Cinthia é que esse Centro de Apoio Integrado tenha atendimentos nas áreas de neurologia, psiquiatria, odontologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, educação física, terapia ocupacional e serviço social. “Quase todos esses profissionais já temos na nossa rede e Palmas já tem a capacidade de investimento para ter esse centro, que funcionará com ajuda de convênios e a participação de entidades que representam essas pessoas”, pondera Cinthia.

Texto e foto: assessoria